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Bibliotecas escolares: físicas e digitais turma T1

Apresentação

2.RAZÕES JUSTIFICATIVAS DA AÇÃO E SUA INSERÇÃO NO PLANO DE ATIVIDADES DA ENTIDADE PROPONENTE Apesar da crescente tendência, na atualidade, para a desmaterialização documental, a existência física da biblioteca num espaço dedicado do recinto escolar, gerido por professores bibliotecários e acessível a todos os públicos continua, mais do que nunca, válida e justificada. Contudo, deverá iniciar-se uma nova etapa na vida da biblioteca, natural na história de todas as instituições dinâmicas: a reconfiguração imposta pelas mudanças trazidas pela passagem do tempo, a correção de opções e condições de serviço que já não respondem às necessidades e, acima de tudo, a conciliação de práticas datadas com novas formas de trabalho que, sem descaracterizarem a biblioteca, a compaginem com as novas solicitações. Com esta ação pretendem-se capacitar os formandos para uma intervenção qualificada no espaço físico da biblioteca, dotando-a de novos serviços e funcionalidades. Vive-se atualmente uma transformação digital em todas as áreas da vida humana. Face a toda esta evolução, e para continuarem a responder às necessidades dos utilizadores e a desempenhar o seu papel fundamental no apoio à ação das múltiplas iniciativas das escolas onde se inserem, torna-se imprescindível que as bibliotecas escolares evoluam para formatos híbridos, complementando os serviços que prestam presencialmente com serviços disponibilizados em linha. Por essa razão a presença em linha das bibliotecas escolares é fundamental que as bibliotecas desenvolvam uma presença digital forte e diversificada.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Secundário.

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Secundário.. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. De acordo com o artigo 15.º da Portaria n.º 192-A/2015, de 29 de junho, esta ação de formação releva para a progressão da carreira dos professores bibliotecários, incluindo-se na dimensão científica e pedagógica.

Objetivos

. Capacitar os formandos com instrumentos e metodologias de trabalho, habilitando-os para realizar uma intervenção qualificada no espaço da biblioteca, flexibilizando-o de acordo com o paradigma de trabalho da escola do século XXI. 2. Programar a implementação e gestão de novos serviços, que possibilitem a descentralização da biblioteca e a sua intervenção em extensão. 3. Proporcionar o contacto e conhecimento dos princípios básicos do quadro legal e normativo para a gestão de espaços e equipamentos em recintos escolares. 4. Refletir sobre a necessidade de adotar novas formas de gestão dos espaços e do serviço de BE 5. Proporcionar o conhecimento relativo às orientações do Gabinete da RBE para a presença em linha das bibliotecas, identificando os princípios teóricos e práticos subjacentes à sua implementação. 6. Capacitar para uma gestão crítica da presença em linha, assente na análise de indicadores e perspetivando sistematicamente a sua melhoria, tendo em vista a qualidade dos serviços prestados.

Conteúdos

A Biblioteca Física Sessão 1 (3 horas) Biblioteca escolar, espaço multimodal: . o modelo conceptual da escola portuguesa: áreas de ensino, gestão e sociais; . modelo conceptual da biblioteca escolar. O espaço da biblioteca: . localização e acessibilidade; . dimensionamento: as fórmulas de cálculo das áreas funcionais; . a planificação da intervenção/ requalificação do espaço. Sessão 2 (3horas) O espaço da biblioteca: . especificações técnicas: insonorização, climatização/ ventilação; iluminação e redes de energia e dados; . mobiliário e equipamentos informáticos: normativos técnicos - usabilidade e ergonomia. Sessão 3 (3 horas) . Legislação e normativos técnicos: normas portuguesas/ ISO e europeias. Sessão 4 (3 horas) . Elaboração de um projeto de intervenção/ requalificação de uma biblioteca. A Biblioteca Digital Sessão 5 (3 horas) Razões que justificam a presença em linha da biblioteca escolar:. • A missão da Biblioteca Escolar no contexto da escola atual. As prioridades de trabalho da Rede de Bibliotecas Escolares. • Transição Digital e o papel das bibliotecas escolares (BE): O papel das BE no contexto do desenvolvimento digital. Sessão 6 ( 3 horas) Planificação da presença em linha das bibliotecas escolares. Matriz da presença em linha das bibliotecas escolares • Definição de uma estratégia de comunicação; • Canais de comunicação • Definição de um canal principal • Canais secundários a equacionar. Sessão 7 ( 3 horas) - • Definição de uma linha editorial: identidade/ grafismo/ linguagem/ créditos. • Serviço de referência a distância: chat, email, fórum, redes sociais, sistema de mensagem instantânea e mensagem áudio, videoconferência. • Normas e princípios. • Proteção de dados pessoais / política de privacidade • Direitos de autor e direitos conexos. Sessão 8 (4 horas ) Consolidação da presença em linha das bibliotecas escolares • Elaboração de um plano de ação estratégico; • Avaliação da ação.

Metodologias

Este curso de formação terá a duração de 25 horas, com oito sessões. Será organizado e desenvolvido no formato presencial. Os formadores deverão ter um papel de promotores e facilitadores da reflexão sobre as questões atuais das bibliotecas escolares, visando o seu desenvolvimento alicerçado em critérios de eficácia e qualidade. Devem ser criadas oportunidades de trabalho individual e em grupo, privilegiando propostas integradoras de carácter prático, em ligação com os contextos de cada escola/agrupamento e as experiências dos formandos no contexto do seu trabalho e apontando novas soluções para os problemas identificados.

Avaliação

Avaliação contínua. Participação dos formandos nas atividades a desenvolver ao longo das sessões. Avaliação dos trabalhos produzidos pelos formandos individualmente ou em grupo. Relatórios individuais dos formandos. A avaliação expressa-se de acordo com a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado na Carta Circular CCPFC-3/2007, de 26 de setembro, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua de professores

Bibliografia

Rede de Bibliotecas Escolares. (2021) A Biblioteca Escolar no Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola. https://www.rbe.mec.pt/np4/file/635/padde_be.pdfRede de Bibliotecas Escolares. (2021). Programa Rede de Bibliotecas Escolares. Bibliotecas Escolares: Presentes para o futuro. Disponível em https://rbe.mec.pt/np4/file/890/qe__21.27.pdf21st-Century Libraries: The Learning Commons. (2022). Acedido em 29 de setembro de 2022, disponível em https://www.edutopia.org/blog/21st-century-libraries-learning-commons-beth-holland.Rede de Bibliotecas Escolares. (2020). Serviço de referência nas bibliotecas escolares: orientações. https://www.rbe.mec.pt/np4/file/598/servico_referencia.pdfNunes, M.B. (2018). Bibliotecas escolares: gestão, desenvolvimento e curadoria de coleções na era digital. Lisboa: Rede de Bibliotecas Escolares – Ministério da Educação. https://www.rbe.mec.pt/np4/682.html

Anexo(s)

Formador

António Domingos Rodrigues Pires

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 07-11-2024 (Quinta-feira) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
2 05-12-2024 (Quinta-feira) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
3 09-01-2025 (Quinta-feira) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
4 06-02-2025 (Quinta-feira) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
5 06-03-2025 (Quinta-feira) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
6 03-04-2025 (Quinta-feira) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
7 08-05-2025 (Quinta-feira) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
8 05-06-2025 (Quinta-feira) 10:00 - 14:00 4:00 Presencial
Início: 07-11-2024
Fim: 05-06-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-131017/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Trofa