Atuação docente na educação para a sexualidade na aplicação do PRESSE turma T1
Apresentação
A presente ação tem o mesmo programa e metodologias da ação CCPFC/ACC-93521/17 com o código 101400, registada para este CFAE. Todos os pressupostos apresentados então, continuam válidos e por isso pretendemos a acreditação da oficina nos mesmos termos. As diferenças que possam existir entre o programa que agora submetemos e o da ação de referência, devem-se aos limites de carateres por campo impostos pela vossa plataforma.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Ensino Especial
Releva
No âmbito da Portaria n.o 196-A/2010, publicada a 9 de abril, a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente. Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Ensino Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
 Desenvolvimento de competências definidas pelo Programa PRESSE.  Reforço das competências técnico-pedagógicas dos docentes na área da educação para a saúde-educação sexual;  Promoção da partilha de experiências;  Planificação de um Projeto de Intervenção na área da Educação Sexual em Saúde Escolar;  Implementação do programa PRESSE (Programa Regional de Educação Sexual em Saúde Escolar) aos alunos do 1º, 2º, 3º ciclo do ensino básico;  Introdução de novas práticas utilizando os resultados obtidos na oficina.
Conteúdos
A- Sessões presenciais conjuntas (com recurso a metodologias ativas): I - Apresentação da ação: efeitos esperados, conteúdos a abordar, metodologias, regime de avaliação da ação e dos formandos II  Apresentação do Projeto PRESSE: objetivos, conteúdos e avaliação. Contextualização legal da Educação Sexual em Meio Escolar. III  Abordagem teórica dos seguintes temas/conteúdos: 1) Sexualidade Humana: 1.1  Conceito de sexualidade humana; 1.2 - História e mitos sobre a sexualidade; 1.3  Sexualidade e a infância; 1.4  Sexualidade e adolescência. 2- Saúde Sexual e Reprodutiva 2.1  Fisiologia da Sexualidade; 2.2  Comportamentos Sexuais; 2.3  Reprodução Humana; 2.4  Contraceção e Planeamento Familiar; 2.5  VIH/Sida e outras Infeções Sexualmente Transmissíveis; 3  Expressões da Sexualidade e Diversidade 3.1  Sexualidade e Família; 3.2  Papeis e estereótipos de género; 3.3  Afetividade; 3.4  Orientação Sexual; 3.5  Identidade Sexual; 3.6  Sexualidade e pessoa com deficiência; 3.7  Compreensão ética da sexualidade humana. 4  Relações interpessoais 4.1  Assertividade; 4.2  Autoestima e autoconceito; 4.3  Abuso sexual de menores. 5  Educação sexual em meio escolar 5.1  Objetivos da educação sexual; 5.2  Modelos de educação sexual; 5.3  Perfil do agente de educação sexual; 5.4  Metodologias técnicas e Pedagógicas em educação sexual. B- Sessões de trabalho autónomo: 1-Planificação de um Projeto de Intervenção; 2- Experimentação de algumas atividades/materiais pedagógicos na escola/turma; 3- Avaliação das atividades implementadas e/ou dos materiais produzidos e dos resultados obtidos; C - Sessões presenciais conjuntas: 1- Partilha e análise dos resultados da implementação das atividades e/ou da aplicação de materiais produzidos/adaptados no âmbito desta oficina e experimentados com os alunos; 2- Avaliação da ação
Avaliação
Os formandos são avaliados de acordo com as regras previstas no regulamento interno do centro de formação bem como a legislação vigente aplicável. Os formandos serão informados que a para sua avaliação serão tidos em conta os seguintes parâmetros/critérios: - Participação nas sessões presenciais  em que será tido em conta a realização das tarefas nas sessões presenciais; - Relatório/trabalho de reflexão individual  onde deverá constar memória descritiva do trabalho do formando nas sessões presenciais e o produto do trabalho autónomo apresentado.
Bibliografia
PRESSE-BOOK: Formação de ProfessoresPRESSE-BOOK: 1º cicloPRESSE-BOOK: 2º cicloPRESSE-BOOK: 3º cicloPRESSE-BOOK: ensino secundário
Anexo(s)
Formador
Maria Helena Campos Couto
Maria Fernanda Azevedo de Matos Silva
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão | 
| 1 | 02-01-2025 (Quinta-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial | 
| 2 | 02-01-2025 (Quinta-feira) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Presencial | 
| 3 | 03-01-2025 (Sexta-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial | 
| 4 | 03-01-2025 (Sexta-feira) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial | 
| 5 | 03-07-2025 (Quinta-feira) | 09:00 - 11:30 | 2:30 | Presencial |