
Projetar, incluir, inovar e cooperar em Línguas Estrangeiras turma T2
Apresentação
Muitas das competências que os professores têm adquirido nos últimos anos bem como a dotação das escolas, dos alunos e professores, de equipamentos modernos, implica que seja urgente um investimento na mudança de práticas que é necessária para aumentar a qualidade do serviço educativo, promovendo o aumento da qualidade das aprendizagens, a igualdade de oportunidades e o reforço dos valores humanistas. Pretende-se potenciar cenários ativos de aprendizagem e facilitar práticas avaliativas que promovam a distribuição de feedback aos alunos em tempo real. Entendemos que uma formação que privilegie a aprendizagem entre pares, que tenha implicação imediata na prática cotidiana, feita em pequenos grupos de docentes que partilham os mesmos problemas para os quais tentam encontrar respostas adequadas e contextualizadas, através do recurso sistemático ao debate e à reflexão crítica, tem maior probabilidade de ter um impacto superior nos professores envolvidos e nas suas instituições. É esta convicção, agora também fundamentada na experiência que o nosso centro de formação levou a cabo quando realizou os círculos de estudo Planificar, Agir e Avaliar e Desmaterializar para ensinar, aprender e avaliar em.. para professores de diferentes disciplinas, que nos leva à opção pela modalidade de Círculo de Estudos. Sozinhos ou no seu grupo disciplinar, a inércia leva a que os professores não procedam às mudanças que o tempo atual exige, pelo que se pretende proporcionar aos docentes um ambiente formativo onde, numa perspetiva de continuada reflexão, partilha e aferição, se possam sentir mais seguros para protagonizar esta mudança.
Destinatários
Professores dos grupos 120, 210, 220, 320, 330 e 350
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 120, 210, 220, 320, 330 e 350. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 120, 210, 220, 320, 330 e 350.
Objetivos
- Aumentar o uso de estratégias pedagógicas de aprendizagem ativa - Reforçar a diferenciação pedagógica e a igualdade de oportunidades dos alunos - Articular os tempos de escola e os momentos de trabalho autónomo desenvolvidos em ambientes de cooperação e colaboração - Aumentar a utilização de recursos digitais nos processos de ensino aprendizagem - Usar os meios digitais para a avaliação das aprendizagens e para as aprendizagens - Inovar nos processos de organização e de gestão das atividades letivas
Conteúdos
Apresentação da ação (1 hora) Inventariação de recursos (digitais e humanos) disponíveis para servir os currículos das disciplinas (4 horas): - recursos comerciais (particularmente os manuais digitais) - recursos em repositórios partilhados - ferramentas disponíveis e competências para a sua utilização Seleção e consequente planificação das unidades didáticas que serão alvo de intervenção (2 horas) Experimentação de estratégias pedagógicas baseadas nas TIC: Mobile Learning, Fliped classroom, ; (3 horas) Exploração de recursos educativos digitais selecionados (4 horas) Adaptação e construção de recursos educativos digitais (4 horas) Construção de instrumentos de avaliação digitais (5 horas) Avaliação da ação e dos formandos (2 horas)
Avaliação
Os formandos são avaliados de acordo com as regras previstas no regulamento interno do centro de formação bem como a legislação vigente aplicável. Os formandos serão informados que na sua avaliação serão tidos em conta os seguintes parâmetros/critérios: - Participação nas sessões presenciais em que será tido em conta a realização das tarefas nas sessões presenciais; - Relatório/trabalho de reflexão individual onde deverá constar memória descritiva do trabalho do formando nas sessões presenciais e os produtos dos trabalhos realizados.
Bibliografia
Comissão Europeia (2020). Blended learning in school education guidelines for the start of the academic year 2020/21.Disponível em: https://www.schooleducationgateway.eu/pt/pub/resources/ publications/blended-learning-guidelines.htmComissão Europeia (2018). Plano de Ação para a Educação Digital. Disponível em: https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/PDF/?uri=CELEX:52018DC0022&from=ENLucas, M., & Moreira, A. (2018). DigCompEdu: Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. Aveiro: UA Editora.Licht, A.H, Tasiopoulou, E., & Wastiau, P. (2017). Open Book of Educational Innovation. European Schoolnet, Brussels.Disponível em: http://www.eun.org/documents/411753/817341/ Open_book_of_Innovational_Education.pdfMinistério da Educação (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Lisboa: ME
Anexo(s)
Formador
Beatriz Dolores Carmelita e Costa Alves de Sá
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 18-02-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Presencial |
2 | 25-02-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Presencial |
3 | 11-03-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Presencial |
4 | 18-03-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Presencial |
5 | 25-03-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Presencial |
6 | 01-04-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Presencial |
7 | 22-04-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Presencial |
8 | 29-04-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Presencial |
9 | 06-05-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Presencial |
10 | 13-05-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Presencial |
11 | 20-05-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Presencial |