
Leitura, Avaliação e Pensamento - ensinar, aprender e avaliar com perguntas de resposta de escolha múltipla turma T1
Destinatários
Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;.
Objetivos
- concentrar o estudo do texto em torno de operações cognitivas complexas, em contextos em que a estruturação do pensamento e do discurso é prioritária; - Formular questões de escolha múltipla com grau de dificuldade diferente e de acordo com as aprendizagens (saberes, capacidades, competências) a desenvolver/avaliar; - Formular questões de escolha múltipla que exijam diferentes operações cognitivas; - Promover estratégias de aquisição e desenvolvimento de modos de pensar / esquemas mentais que contribuam para o sucesso nas respostas às questões de escolha múltipla.
Conteúdos
modos de pensar (pensamento concreto, abstrato, dedutivo/convergente/inferencial, indutivo/divergente, linear, circular…); vantagens e desvantagens de questões de resposta de escolha múltipla; tipos de questões de resposta de escolha múltipla; formulação de questões de resposta de escolha múltipla; questões de resposta de escolha múltipla e operações cognitivas inerentes; técnicas de resposta e explicitação do raciocínio subjacente; ferramentas digitais para construção de questões de escola múltipla.
Metodologias
• Apresentação dos conteúdos epistemológicos. • Análise e reflexão conjunta de exemplos. • Formulação de questões e comentário crítico conjunto das mesmas.
Anexo(s)
Formador
Helena Maria Cardoso Carvalho Borges
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 21-11-2024 (Quinta-feira) | 18:15 - 21:15 | 3:00 | Presencial |
2 | 05-12-2024 (Quinta-feira) | 18:15 - 21:15 | 3:00 | Presencial |