
Desenvolvimento da Consciência Fonológica na educação pré-escolar turma T1
Apresentação
A presente ação procura ir ao encontro da necessidade formativa no âmbito da consciência fonológica na educação pré-escolar, contribuindo para a promoção de competências pré-leito- ras que se perfilham como facilitadoras da aquisição inicial da leitura/escrita. A educação pré-escolar deve proporcionar um ambiente rico em experiências de promoção de competências de literacia emergente, facilitando a implementação de atividades que promovam o desenvolvimento de competências de sensibilidade fonológica. Procura-se contribuir para o aprofundamento de competências específicas dos educadores de infância com reflexo nas suas práticas pedagógicas.
Destinatários
Educadores de Infância (grupo 100)
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância (grupo 100). Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância (grupo 100).
Objetivos
Aprofundar os conhecimentos dos educadores, relacionando as orientações curriculares definidas para o ensino pré-escolar. Convergir estratégias de ensino relativas ao dominio da oralidade e desenvolvimento da consciência fonológica. Refletir sobre didáticas de ensino no âmbito da consciência fonológica. Planificar e produzir materiais de apoio pedagógico.
Conteúdos
Parâmetros do desenvolvimento da linguagem oral na criança até à entrada no 1º ciclo. Propostas de estratégias de desenvolvimento da linguagem oral (rimas, lengalengas, canções, adivinhas, histórias, poemas, articulação de palavras). Conceito de consciência fonológica : unidades da consciência fonológica. Desenvolvimento da consciência fonológica (conceitos, percurso de desenvolvimento, estratégias de desenvolvimento da consciência silábica, consciência intersilábica e consciência fonémica). A relação entre o desenvolvimento e o treino da consciência fonológica. Estratégias de análise e manipulação das estruturas sonoras da língua. Leve abordagem no domínio da consciência fonológica no contexto de aquisição do processo da leitura e da escrita.
Metodologias
As sessões da Ação serão desenvolvidas em 5 sessões presenciais de 3 horas cada. A metodologia a utilizar prevê a realização de sessões de trabalho de cariz teórico e prático, com o enquadramento, delimitação e reflexão de conceitos e posterior realização (trabalho a pares, em pequeno e em grande grupo) de atividades de carácter prático. Serão adotadas estratégias de preparação, aprofundamento cientifico, apresentação e planificação de atividades, produção de materiais de apoio e reflexão.
Avaliação
Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas de formação. Classificação na escala de 1 a 10, conforme indicado na Carta Circular CCPFC 3/2007 Setembro 2007, com a menção qualitativa de: 1 a 4,9 valores Insuficiente; 5 a 6,4 valores Regular; 6,5 a 7,9 valores Bom; 8 a 8,9 valores Muito Bom; 9 a 10 valores - Excelente. Elaboração de relatório crítico individual
Bibliografia
Adams, Marilyn J. & Foorman, B. R. (2006).Consciência fonológica em crianças pequenas. Porto Alegre: Artmed.Freitas M., Alves D. & Costa T. (2007). O Conhecimento da Língua: Desenvolver a Consciência Fonológica. Lisboa: Direção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular.Ministério da Educação. Orientações curriculares para a Educação Pré-EscolarSim‐im, I., Silva, A. C. & Nunes, C. (2008). Linguagem e comunicação no Jardim‐de‐Infância: Textos de apoio para Educadores de Infância ME. Lisboa: Direção‐Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular.Sim-Sim, I. (1998). Desenvolvimento da Linguagem. Lisboa: Universidade Aberta. e outros
Anexo(s)
Formador
Celine Isabel Monteiro Marcelino
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 25-02-2025 (Terça-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 06-03-2025 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 11-03-2025 (Terça-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 18-03-2025 (Terça-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 25-03-2025 (Terça-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |