
Dificuldades de Aprendizagem Específicas: identificação, avaliação e intervenção precoce turma T1
Apresentação
Ao longo dos últimos anos, e de acordo com diferentes relatórios públicos, as escolas portuguesas têm vindo a apresentar um número significativo de alunos com dificuldades de aprendizagem gerais, dificuldades essas que se iniciam frequentemente na Educação Pré-escolar e se prologam pelo 1.º Ciclo do Ensino Básico; vindo na maioria dos casos, à posterior, a revelarem-se com caráter mais duradouro e a culminar em retenções, especialmente ao nível do 2.º ano de escolaridade, traduzindo a falta e/ou parca intervenção precoce, atempada, focalizada, sistémica e, por vezes, especializada, especialmente, nas áreas consideradas estruturantes nas aprendizagens escolares, promotoras do desenvolvimento global e da plena inclusão e participação na vida escolar e social de todos e de cada uma destas crianças. Neste sentido, torna-se essencial refletir sobre o que é a educação inclusiva e qual a posição destas crianças e família neste sistema inclusivo, tendo em consideração uma abordagem multinível, o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e a neuroeducação; assim como conhecer sinais de alerta de dificuldades de aprendizagem e utilizar mecanismos de identificação precoce, realizar uma avaliação compreensiva das dificuldades detetadas de acordo com os normativos em vigor e explorar formas de intervenção perante cada situação. Através desta ação pretende-se ainda uma identificação mais atempada de casos de Perturbação de Aprendizagem Específica (PAE) e respetivo encaminhamento para as valências necessárias. Esta cultura de identificação, avaliação e intervenção precoce de dificuldades de aprendizagem contribuem para o sucesso escolar e, consequente, diminuição das taxas de retenção no 2.º ano de escolaridade.
Destinatários
Docentes dos grupos 100, 110 e 910
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes dos grupos 100, 110 e 910. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes dos grupos 100, 110 e 910.
Objetivos
- Refletir sobre o conceito de inclusão e tudo o que envolve; - Conhecer e compreender as definições de dificuldades de aprendizagem (DA) e perturbação de aprendizagem específica (PAE); - Reconhecer o DUA e os contributos da neuroeducação no desenvolvimento de crianças com DA e/ou baixo rendimento escolar; - Identificar características e alguns sinais de alerta indicadores de DA ou possíveis DA; - Conhecer e explorar instrumentos de identificação e avaliação compreensiva de DA; - Explorar estratégias de intervenção de acordo com diferentes áreas em dificuldade; - Capacitar para a identificação, avaliação e intervenção precoce de DA; - Empoderar os docentes de conhecimento que contribua para um encaminhamento atempado de casos de possível PAE para as valências necessárias.
Conteúdos
Sessão 1: (4h) - Educação Inclusiva: diversidade, estilos e ritmos de aprendizagem, abordagem multinível - Desenho Universal para a Aprendizagem e contributos da neuroeducação Sessão 2: (4h) - Introdução às Dificuldades de Aprendizagem (DA): características e sinais de alerta - DA em áreas estruturantes e em áreas de conteúdos/académicas - PAE: conceito, etiologia e sinais de prevalência - A família e as DA Sessão 3: (5h) - Identificação, avaliação compreensiva e intervenção em áreas estruturantes: Desenvolvimento Psicomotor e Desenvolvimento Motor Sessão 4: (5h) - Identificação, avaliação compreensiva e intervenção em áreas estruturantes: Desenvolvimento Percetivo; Desenvolvimento da Linguagem; Memória; Atenção e Desenvolvimento Socioemocional; Sessão 5: (5h) - Identificação, avaliação compreensiva e intervenção em áreas de conteúdo/académicas: Leitura; Escrita; Matemática; Estudo do Meio (1.º/2.º anos) Sessão 6: (2h) - Apresentações orais para partilha de práticas.
Metodologias
Entendemos como fundamental o desenvolvimento de um processo formativo baseado na autonomia do(a) formando(a). As metodologias necessariamente diversificadas visam dotar o(a) formando(a) da capacidade de pesquisar, analisar e aplicar informação significativa, refletir e transmitir conteúdos, quer individualmente, quer em grupo. Pretende-se, deste modo, que os(as) formandos(as) tenham, ao longo deste processo, um papel interveniente, ativo e crítico e que desenvolvam uma razoável autonomia de trabalho e de pesquisa. Deste modo, a ação privilegiará, de forma alternada e cronologicamente articulada, a produção de materiais, a sua aplicação e posterior avaliação, assim como a reflexão em grupo, de forma dicotómica (abordagem numa perspetiva dialógico-reflexiva formador/formando), a partir da partilha de saberes e experiências dos formandos.
Avaliação
Os formandos são avaliados de acordo com as regras previstas no regulamento interno do cfae maiatrofa bem como a legislação vigente aplicável. Os formandos são informados no início da ação, que para a sua avaliação são tidos em conta os seguintes parâmetros/critérios: - participação nas sessões presenciais; - relatório/trabalho de reflexão individual.
Bibliografia
APA, A. P. (2014). Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais (5.ª ed.). Climepsi Editores.Cruz, V. (2009). Dificuldades de aprendizagem específicas. Lidel Edições Técnicas.DGE (2018). Para uma educação inclusiva: manual de apoio à prática. Ministério da Educação.Fonseca, V. (2014). Dificuldades de aprendizagem - abordagem neuropsicológica (5.ª ed.). Âncora Editora.Fundação Belmiro de Azevedo & Plano Nacional de Leitura (s.d.). Projeto LER: Leitura. Escrita. Recursos. https://projetoler.pt/
Anexo(s)
Formador
Sónia Patrícia Mendes Gonçalves de Oliveira
Daniela Alexandra Ramos Gonçalves
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 17-02-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
2 | 19-02-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online assíncrona |
3 | 24-02-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
4 | 26-02-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:30 | 3:30 | Online assíncrona |
5 | 10-03-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |
6 | 12-03-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:30 | 3:30 | Online assíncrona |
7 | 17-03-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |
8 | 19-03-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:30 | 3:30 | Online assíncrona |
9 | 31-03-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |