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Manuais Digitais Interativos e Metodologias Ativas: uma abordagem pedagógica turma T1

Apresentação

A Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020, de 21 de abril, aprovou o Plano de Ação para a Transição Digital, no âmbito do Programa de Digitalização para as Escolas. Enquadrado neste programa está em curso o Projeto-Piloto Manuais Digitais, cujo objetivo é acompanhar e monitorizar a desmaterialização gradual dos manuais escolares para os manuais escolares digitais. O projeto, iniciado no ano letivo 2020/2021, tem sido, desde então, alargado a um número crescente de escolas nos anos letivos consequentes. Neste contexto, e indo ao encontro das necessidades identificadas pela Direção-Geral da Educação considera-se necessário o desenvolvimento de um programa de formação contínua, como forma de apoiar a implementação de manuais digitais (MD), assim como de outros recursos educativos digitais. Assim, e porque o foco não são os MD nem outras tecnologias associadas, entende-se ser crucial desenvolver e adotar metodologias e práticas pedagógicas inovadoras que promovam a sua integração profícua nos processos de ensino e aprendizagem, perspetivando o aluno como o centro de todo este processo. A utilização dos MD e de outras tecnologias, para além da capacitação digital Esta capacitação não se deve focar exclusivamente no âmbito das competências digitais e na utilização de plataformas de recursos, mas essencialmente na área das metodologias, pedagogias e práticas inovadoras em sala de aula.

Destinatários

Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

Objetivos

Constatar a pertinência da construção de um ecossistema digital de educação; Reconhecer os possíveis constrangimentos e potencialidades da integração de manuais escolares digitais nas práticas letivas; Desenvolver nos professores competências essenciais, nomeadamente fluência digital, para a integração profícua de diferentes tecnologias, em particular dos manuais digitais; Motivar os professores para a adoção de metodologias, estratégias e recursos de aprendizagem ativa em contexto de sala de aula; Explorar princípios e modalidades de avaliação pedagógica; Criar e experimentar atividades de aprendizagem ativa com recurso a manuais digitais; Ambientes e espaços de aprendizagem inovadores. Refletir sobre a aplicação destas práticas pedagógicas em contexto escolar e analisar as suas potencialidades com base nas aprendizagens realizadas pelos alunos. Contribuir para criar dinâmicas de trabalho colaborativo, entre os diferentes intervenientes, que promovam a reflexão e partilha de práticas pedagógicas aliadas à integração dos manuais digitais.

Conteúdos

Módulo inicial Introdução: Ecossistema Digital de Educação. Projeto-Piloto Manuais Digitais (constrangimentos e potencialidades) – 3 horas presenciais. Módulo 1 Metodologias, estratégias e recursos de aprendizagem ativa em contexto de sala de aula. Ambientes e espaços de aprendizagem inovadores com recurso aos manuais digitais – 5 horas (1,5 h síncronas; 2 h assíncronas; 1,5 h síncronas). Módulo 2 Princípios e modalidades de avaliação pedagógica. Acompanhamento e monitorização das avaliações das aprendizagens decorrentes de práticas letivas com manuais digitais e outras ferramentas digitais – 3 horas (2 h síncronas; 1 h assíncrona). Módulo 3 Portefólios digitais: conceito, potencialidades em contexto escolar, criação e implementação e avaliação – 5 horas (1 h síncrona; 2 h assíncronas; 2 h síncronas). Módulo 4 Ambientes e espaços de aprendizagem inovadores. Criação e experimentação de atividades de aprendizagem ativa. Planificação de atividades com recurso a manuais digitais. Reflexão e partilha de experiências – 6 horas (2 h síncronas; 2 h assíncrona; 2 h síncronas). Módulo final Apresentação e reflexão crítica sobre o trabalho desenvolvido ao longo da formação, o trabalho realizado com alunos e entre pares – 3 horas presenciais.

Avaliação

Os formandos serão avaliados na escala de 1 a 10, conforme previsto no nº 2 do artigo 27º do Regulamento Interno do CFAPR - Anexo III). Elaboração de um documento final de reflexão individual sobre a experiência pessoal derivada da participação na ação e implicações na sua prática letiva. A avaliação obedecerá aos critérios estabelecidos pelo Centro de Formação, de acordo com orientações emanadas do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua. A avaliação será de carácter quantitativo, na escala de 1 a 10 valores.

Bibliografia

Alves, A. (2017). Trabalhar com portefólios escolares in Educação e Matemática, 143 julho/Agosto/Setembro 2017, p.12- 16. APM.Carvalho. A. A. (Orgs.) (2022). Metodologias Ativas e Tecnologias Educacionais Digitais. Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA)Coorey, J. (2016). Active learning methods and technology: Strategies for design education. International Journal of Art & Design Education, 35(3), 337-347.Da Silva, L. C. B., Loureiro, A. C., Magoni, F. M., & Gonçalves, V. M. B. (2022). Active methodologies and digital technologies in learning (CISTI) (pp. 1-5). IEEE.: A systematic literature review. In 2022 17th Iberian Conference on Information Systems and TechnologiesKilbane, C. R., & Milman, N. B. (2017). Examining the Impact of the Creation of Digital Portfolios by High School Teachers and Their Students on Teaching and Learning. International Journal of ePortfolio, 7(1), 101-109.

Anexo(s)

Formador

Paula Cristina Fonseca Teixeira Simões

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 28-04-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
2 05-05-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
3 10-05-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Online síncrona
4 12-05-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
5 19-05-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
6 24-05-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Online síncrona
7 02-06-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
8 12-06-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
Início: 28-04-2025
Fim: 12-06-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-123782/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 50 h
Local: ES Trofa