
Encontro- Disseminação Erasmus + turma T1
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial.
Objetivos
Disseminar a formação realizada no âmbito do programa Erasmus+ KA121 – 2024; Contribuir para a adoção de diferentes abordagens didáticas, materiais e estratégias de gestão da sala de aula, tendo em vista o desenvolvimento integral do aluno; Utilizar plataformas/sites; orientações práticas e ferramentas tecnológicas na prática letiva; Utilizar a Inteligência Artificial: desafios e oportunidades; Partilhar estratégias e atividades que promovam uma mudança de atitudes e de comportamentos, no âmbito da cidadania; Partilhar experiências.
Conteúdos
• Compreender as complexidades da IA, desmistificando mitos e compreendendo as suas aplicações reais na educação; • Aprender a incorporar a IA no currículo existente para melhorar o envolvimento dos alunos e os resultados de aprendizagem; • Compreender as tendências e tecnologias emergentes em IA para a educação; • Desenvolver planos de aula integrando a IA nas salas de aula do ensino básico e secundário; • Explorar como a IA pode ser utilizada para promover o pensamento crítico, a criatividade e a colaboração; • Avaliar a aprendizagem dos alunos com IA; • Obter uma base sólida para a utilização do ChatGPT; • Criar aulas e atividades educativas; • Aprender o vocabulário básico para gerar conteúdo de qualidade; • Discutir opções e soluções éticas; • Explorar soluções pedagógicas de IA e redefinir as competências de comunicação, resultando numa sala de aula mais dinâmica; • Compreender o processo criativo; • Pensar criticamente sobre a informação atual; • Experimentar competências e técnicas de comunicação mais eficazes; • Ampliar as oportunidades de colaboração na sala de aula; • Partilhar experiências de Job Shadowing.
Metodologias
Abordagem dos conteúdos/temas da formação; Contacto com materiais e estratégias educativas (nomeadamente em ambiente online); Análise/discussão/reflexão.
Anexo(s)
Formador
Maria Emília Santos Cabral de Geraldes Fernandes
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 25-02-2025 (Terça-feira) | 17:45 - 19:15 | 1:30 | Presencial |
2 | 12-03-2025 (Quarta-feira) | 17:45 - 19:15 | 1:30 | Presencial |