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Projetar, incluir, inovar e cooperar em Geografia turma T1

Apresentação

Muitas das competências que os professores têm adquirido nos últimos anos bem como a dotação das escolas, dos alunos e professores, de equipamentos modernos, implica que seja urgente um investimento na mudança de práticas que é necessária para aumentar a qualidade do serviço educativo, promovendo o aumento da qualidade das aprendizagens, a igualdade de oportunidades e o reforço dos valores humanistas. Pretende-se potenciar cenários ativos de aprendizagem e facilitar práticas avaliativas que promovam a distribuição de feedback aos alunos em tempo real. Entendemos que uma formação que privilegie a aprendizagem entre pares, que tenha implicação imediata na prática cotidiana, feita em pequenos grupos de docentes que partilham os mesmos problemas para os quais tentam encontrar respostas adequadas e contextualizadas, através do recurso sistemático ao debate e à reflexão crítica, tem maior probabilidade de ter um impacto superior nos professores envolvidos e nas suas instituições. É esta convicção, agora também fundamentada na experiência que o nosso centro de formação levou a cabo quando realizou os círculos de estudo “Planificar, Agir e Avaliar…” e “Desmaterializar para ensinar, aprender e avaliar em..“ para professores de diferentes disciplinas, que nos leva à opção pela modalidade de Círculo de Estudos. Sozinhos ou no seu grupo disciplinar, a inércia leva a que os professores não procedam às mudanças que o tempo atual exige, pelo que se pretende proporcionar aos docentes um ambiente formativo onde, numa perspetiva de continuada reflexão, partilha e aferição, se possam sentir mais seguros para protagonizar esta mudança.

Destinatários

Professores do grupo 420

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo 420. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo 420.

Objetivos

- Aumentar o uso de estratégias pedagógicas de aprendizagem ativa - Reforçar a diferenciação pedagógica e a igualdade de oportunidades dos alunos - Articular os tempos de escola e os momentos de trabalho autónomo desenvolvidos em ambientes de cooperação e colaboração - Aumentar a utilização de recursos digitais nos processos de ensino aprendizagem - Usar os meios digitais para a avaliação das aprendizagens e para as aprendizagens - Inovar nos processos de organização e de gestão das atividades letivas

Conteúdos

– Apresentação da ação (1 hora) – Inventariação de recursos (digitais e humanos) disponíveis para servir os currículos das disciplinas (4 horas): - recursos comerciais (particularmente os manuais digitais) - recursos em repositórios partilhados - ferramentas disponíveis e competências para a sua utilização – Seleção e consequente planificação das unidades didáticas que serão alvo de intervenção (2 horas) – Experimentação de estratégias pedagógicas baseadas nas TIC: Mobile Learning, Fliped classroom,…; (3 horas) – Exploração de recursos educativos digitais selecionados (4 horas) – Adaptação e construção de recursos educativos digitais (4 horas) – Construção de instrumentos de avaliação digitais (5 horas) – Avaliação da ação e dos formandos (2 horas)

Avaliação

Os formandos são avaliados de acordo com as regras previstas no regulamento interno do centro de formação bem como a legislação vigente aplicável. Os formandos serão informados que na sua avaliação serão tidos em conta os seguintes parâmetros/critérios: - Participação nas sessões presenciais – em que será tido em conta a realização das tarefas nas sessões presenciais; - Relatório/trabalho de reflexão individual – onde deverá constar memória descritiva do trabalho do formando nas sessões presenciais e os produtos dos trabalhos realizados.

Bibliografia

Comissão Europeia (2020). Blended learning in school education – guidelines for the start of the academic year 2020/21.Disponível em: https://www.schooleducationgateway.eu/pt/pub/resources/ publications/blended-learning-guidelines.htmComissão Europeia (2018). Plano de Ação para a Educação Digital. Disponível em: https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/PDF/?uri=CELEX:52018DC0022&from=ENLucas, M., & Moreira, A. (2018). DigCompEdu: Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. Aveiro: UA Editora.Licht, A.H, Tasiopoulou, E., & Wastiau, P. (2017). Open Book of Educational Innovation. European Schoolnet, Brussels.Disponível em: http://www.eun.org/documents/411753/817341/ Open_book_of_Innovational_Education.pdfMinistério da Educação (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Lisboa: ME

Anexo(s)

Formador

Anabela de São José Rosa Carreira Gil

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 28-04-2025 (Segunda-feira) 17:00 - 20:30 3:30 Presencial
2 09-05-2025 (Sexta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
3 16-05-2025 (Sexta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
4 23-05-2025 (Sexta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
5 30-05-2025 (Sexta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
6 06-06-2025 (Sexta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
7 20-06-2025 (Sexta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
8 25-06-2025 (Quarta-feira) 17:00 - 20:30 3:30 Presencial
Início: 28-04-2025
Fim: 25-06-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-125814/24
Modalidade: Círculo
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 37:30 h
Local: EBS Águas Santas

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