214

Oficina de teatro - Nível I turma T1

Apresentação

A escola não pode ser um mero local de transmissão de saber e deverá passar a ser um espaço de procura conjunta de soluções que envolva todos os agentes da comunidade educativa. É neste enquadramento que surge a proposta de dinamização de uma oficina de teatro, que desenvolva métodos e estratégias que privilegiem espaços lúdicos, de jogo dramático coletivo e diferentes formas de linguagem como a corporal, a verbal e a plástica. A apropriação destas linguagens e a compreensão e interiorização de regras do funcionamento em grupo, ampliam as possibilidades criativas dos participantes e permitem-lhes uma maior abertura para o jogo físico, sensorial e social que estabelecem, quer com os outros participantes, quer, posteriormente, em projetos com a comunidade educativa. A estruturação desta oficina de teatro em dois cursos de formação, um de iniciação, nível I e outro de aprofundamento, nível II, permite trabalhar com grupos mais homogéneos de modo a potenciar mais eficazmente os impactes da formação. No processo de seleção de formandos para a frequência desta ação, o centro de formação atuará no sentido de garantir que a ação vise “capacitar os docentes a envolver-se na construção do que o Decreto-Lei 55l21l8 designa por «Domínios de Autonomia Curricular» ou as ações relacionadas com o trabalho de cooperação entre professores com o propósito de desenvolver iniciativas relacionadas com as medidas curriculares e pedagógicas previstas no Decreto-Lei54” (da carta circular nº. 1 de 2019 do CCPFC).

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Ensino Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Ensino Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Ensino Especial.

Objetivos

− Sensibilizar a comunidade escolar para a necessidade de mudanças na estrutura da atividade pedagógica; − Incluir as técnicas da área do teatro, nas práticas pedagógicas − Apresentar percursos diversificados da atividade docente, com vista ao desenvolvimento de competências nos alunos, na área da expressão dramática; − Valorizar os conteúdos curriculares de diferentes disciplinas, nos vários níveis de ensino; − Aprofundar os conhecimentos na área da História do Teatro; − Reconhecer questões relacionadas com as caraterísticas de algumas dramaturgias contemporâneas.

Conteúdos

− Apresentação dos participantes e clarificação dos objetivos, conteúdos, metodologia, regime e critérios de avaliação dos formandos. (±30 minutos). − Breve referência às origens do teatro (±30 minutos). − Teatro em Portugal – das origens à atualidade (±60 minutos). − Dramaturgia contemporânea portuguesa. (±30 minutos). − A respiração: diversas formas de respiração; (±30 minutos). − A voz: colocação e projeção (±30 minutos). − A concentração e o equilíbrio: alguns exercícios práticos (1 hora) − Jogos dramáticos (1hora) − Realização de um projeto, com a colaboração de várias disciplinas, cujo produto deverá ser a produção e apresentação à comunidade espetáculo performativo, a partir de conteúdos programáticos das diversas disciplinas. (6 horas e 30 minutos) − Avaliação da ação: 30 minutos

Metodologias

As sessões terão um carácter teórico-prático, prevendo-se o recurso a: breves exposições, observação comentada de imagens e/ou textos, exercícios práticos de respiração, concentração, equilíbrio, relaxamento, colocação e projeção de voz; jogos de interação, jogos dramáticos, planificação de um projeto com apresentação e reflexão conjunta.

Avaliação

Os formandos são avaliados de acordo com as regras previstas no regulamento interno do cfae maiatrofa bem como a legislação vigente aplicável. Os formandos são informados no início da ação, que para a sua avaliação são tidos em conta os seguintes parâmetros/critérios: - participação nas sessões presenciais; - relatório/trabalho de reflexão individual.

Bibliografia

COSME, (Ariana). Autonomia e Flexibilidade Curricular, Porto Editora, 2018.INBERNÓN, F. (2001) «Claves para uma nueva formación del professorado». Investigación en la Escuela, nº43PEDRO, (António). Escritos sobre Teatro, T.N.S.J., ed. Cotovia,/ Angelus Novus,2001WEIL, P. e TOMPAKOW, R. (1991) O corpo fala: a linguagem silenciosa da comunicação não-verbal, Petróplois: VozesDecreto lei 54/2018, 6 de julho de 2018 e Decreto lei 55/2018 6 de julho de 2018

Anexo(s)

Formador

Hugo Miguel Pinto de Sousa

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 30-04-2025 (Quarta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
2 07-05-2025 (Quarta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
3 14-05-2025 (Quarta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
4 21-05-2025 (Quarta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
5 04-06-2025 (Quarta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
Início: 30-04-2025
Fim: 04-06-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-123644/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 12:30 h
Local: EBS Águas Santas

INSCREVER-ME