
A abordagem CLIL: colaboração e qualidade no processo de ensino/aprendizagem turma T1
Apresentação
No contexto atual de uma sociedade globalizada, com um intenso fluxo de informação a cada minuto, a língua inglesa tem sido uma ferramenta importante para promover esta integração global, uma vez que é, com muita frequência, selecionada como meio de comunicação por falantes de diferentes idiomas. Nesta conformidade, a procura de instituições que contemplem na sua oferta formativa abordagens diferenciadoras relativas ao ensino/aprendizagem do inglês tem vindo a aumentar. A aprendizagem integrada de conteúdos curriculares e língua, neste caso o inglês, oferecida através de abordagens de ensino bilingue e/ou CLIL (Content and Language Integrated Learning) tem sido recomendada pela Comissão Europeia como uma das formas mais eficazes de aprendizagem de uma língua estrangeira. Para além disso, o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória dá uma forte ênfase às competências do séc. XXI, promovendo a autonomia, o pensamento crítico, o trabalho colaborativo e a interdisciplinaridade. Estes aspetos implicam alterações no processo de ensino e aprendizagem, ao nível dos conteúdos, ao nível das metodologias e ao nível dos recursos educativos. Um ensino que pretenda utilizar a abordagem CLIL com qualidade tem que promover o desenvolvimento profissional dos professores. Assim, esta ação pretende habilitar os professores a desenvolverem atividades de sala de aula usando técnicas e recursos motivadores, inovadores e potenciadores de aprendizagens.
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores dos Ensinos Básico e Secundário.
Objetivos
O objetivo principal desta formação é proporcionar aos formandos a oportunidade de se familiarizarem com a abordagem CLIL, de discutir abordagens e práticas educativas inovadoras, que proporcionem um ambiente de sala de aula favorável à aprendizagem integrada de conteúdos curriculares e língua inglesa. Consideram-se ainda os seguintes objetivos específicos: - promover o desenvolvimento de competências (conhecimentos, capacidades e atitudes pedagógicas e comunicativas) que permitam aos professores aplicar a abordagem CLIL nas suas aulas; - contactar com diferentes experiências CLIL; - criar uma experiência de aprendizagem CLIL que possa ser lançada com sucesso na escola: criativa e inovadora no desenvolvimento de atividades de qualidade que potenciem o desenvolvimento pessoal dos alunos, do seu percurso educativo enquanto cidadãos portugueses e europeus, numa lógica de aprendizagem inclusiva e intercultural.
Conteúdos
- Apresentação da formação, da formadora e dos formandos; Orientações; Expetativas relativamente à formação e Partilha de experiências (1h30) - Conceito de CLIL: exploração de atividades CLIL (2h30) - Construindo uma experiência de aprendizagem CLIL baseada em projetos: as aulas de língua estrangeira e de conteúdo, em contexto CLIL, utilizando uma diversidade de técnicas e recursos (4h) - Avaliar o valor acrescentado do ensino/aprendizagem de qualidade através da abordagem CLIL: aspetos-chave a reter da abordagem CLIL relativamente ao ambiente de aprendizagem? (2h) - Micro-ensino: Conceber uma aula CLIL a partir dos objetivos de aprendizagem e dos conteúdos para cada ciclo de ensino - O valor acrescentado do CLIL. Preparação do trabalho individual - Planificação e elaboração de materiais: aspetos-chave a reter na planificação, aprendizagem, ensino e avaliação (3h) - Apresentação dos recursos CLIL criados pelos formandos e Reflexão crítica sobre o impacto da implementação das atividades desenvolvidas (10h).
Metodologias
15 horas de sessões presenciais, incluindo metodologias ativas e participativas, com vista à criação de recursos de ensino/aprendizagem. Pretende-se apresentar os conteúdos de forma presencial hands-on e interativa para envolver os participantes. Assim, as sessões seguirão uma abordagem de aprendizagem experiencial, para promover o desenvolvimento de competências numa base de aprender fazendo, e serão implementadas técnicas de aprendizagem dialógica, para que os formandos possam interagir e construir novos conhecimentos em conjunto. Serão também aplicadas algumas estratégias de gamificação, para que os participantes se familiarizem com esta metodologia ativa que pode ser facilmente combinada com a abordagem CLIL. 10 horas de sessões online, para apresentação de tarefas/atividades e respetivos recursos criados para o contexto CLIL; análise e reflexão sobre esses recursos, confrontando as expectativas iniciais com os resultados alcançados; avaliação do impacto do curso.
Avaliação
Os formandos são avaliados de acordo com as regras previstas no regulamento interno do cfae maiatrofa bem como a legislação vigente aplicável. Os formandos são informados no início da ação, que para a sua avaliação são tidos em conta os seguintes parâmetros/critérios: - participação nas sessões presenciais e nas sessões online; - relatório/trabalho de reflexão individual.
Bibliografia
Ball, P., Kelly, K. and Clegg, J. (2015). Putting CLIL into Practice. Oxford:Oxford University Press.Coyle, D., Hood, P. and Marsh, D. (2010). CLIL: Content and Language Integrated Learning. Cambridge: Cambridge University Press.Mehisto, P. (2017). CLIL Essentials for Secondary School Teachers: The Cambridge Teacher Series. Cambridge: CUP.Pavón Vázquez, Víctor; Ellison, Maria (2013) - Examining teacher roles and competences in Content and Language Integrated Learning (CLIL), Lingvarvmarena, Vol. 4, p. 65 78.Perfil dos Alunos (2017). MEC. Acedido em 16/02/2023: https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf
Anexo(s)
Formador
Isaura Maria de Sousa Magalhães
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 28-05-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 04-06-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:30 | 3:30 | Online síncrona |
3 | 11-06-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 18-06-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:30 | 3:30 | Online síncrona |
5 | 25-06-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
6 | 02-07-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 09-07-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
8 | 16-07-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |