
A abordagem do atletismo na aula de Educação Física turma T1
Apresentação
Apresentar o atletismo na aula de Educação Física, como uma modalidade simples e motivante que permite estimular fundamentos técnicos básicos da grande maioria das modalidades desportivas: andar, correr, saltar, lançar. Proporcionar aos Professores de EF, 2º/3ºC e Secundário, formação específica para o ensino do Atletismo em contexto escolar, que permita promover o sucesso da intervenção, elevando o nível de desempenho da prática desportiva no DE. Responder à necessidade de uma formação contínua que procura a atualização, aprofundamento de conhecimentos e aperfeiçoamento das competências do professor, apresentando e discutindo proposta de intervenção adequadas aos espaços, tempo, materiais e conteúdos a abordar nos diferentes níveis e ensino.
Destinatários
Professores dos grupos de recrutamento 260 e 620
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 260 e 620.
Objetivos
Contribuir para um melhor conhecimento e domínio das diferentes disciplinas da modalidade (corridas, saltos e lançamentos), possibilitando uma melhor intervenção ao nível da aula e treino do desporto escolar. Reforçar e aperfeiçoar os conhecimentos dos docentes sobre os fundamentos técnicos e condicionais, os objetivos, variantes, modelos de execução e correção dos gestos técnicos fundamentais das disciplinas abordadas. Compreensão da relação entre o desenvolvimento das capacidades motoras da aptidão física com as aquisições/prestações na área do atletismo. Reforçar a capacidade dos docentes em ensinar e treinar o Atletismo em diferentes espaços (pavilhão ou exterior), com material diversificado existente na escola ou a improvisar. Construir, discutir, compreender e aplicar sequências e progressões pedagógicas em cada especialidade atlética.
Conteúdos
COMPONENTE DE FORMAÇÃO TEÓRICA 11 HORAS 01.- Contextualização do ensino do atletismo na aula de educação física (2 horas) Os conteúdos da área/modalidade atletismo O aquecimento como parte fundamental da aprendizagem 02.- Modelo Técnico da Corrida de velocidade, velocidade com barreiras e estafetas (3 horas) O ensino e aprendizagem da técnica de corrida em contexto escolar Formas de Abordagem da Corrida de Velocidade, velocidade com barreiras e estafetas em Contexto Escolar 03.- Os fundamentos dos saltos (3 horas) Modelos e propostas de ensino e aprendizagem dos saltos (comprimento, triplo e altura) em contexto escolar 04.- Os fundamentos dos lançamentos (3 horas) Modelos e propostas de ensino e aprendizagem dos lançamentos (leves e peso) em contexto escolar COMPONENTE DE FORMAÇÃO TEÒRICO-PRÁTICA 14 HORAS Sessões teórico práticas de apresentação e exercitação das componentes técnicas básicas (fundamentos) na execução de corridas, saltos e lançamentos a abordar. 05.- Corridas de velocidade, velocidade com barreiras e estafetas (4 horas) o A Técnica de Corrida; o Meios e Métodos de desenvolvimento das principais manifestações da corrida de Velocidade: o A abordagem da corrida com barreiras: da velocidade ao ritmo o As corridas de estafetas 06.- Os Saltos: (4 horas) O salto em Comprimento: o Corrida de Balanço o Ligação Corrida-Impulsão (chamada) o Técnica (s) de Salto o Sequências de ensino, aprendizagem e treino em contexto escolar O salto em Altura: o Da tesoura ao fosbury flop o Sequências de ensino, aprendizagem e treino em contexto escolar O triplo salto: o Dos saltos gerais aos multisaltos o Sequências de ensino, aprendizagem e treino em contexto escolar 07.- Os lançamentos (3 horas) o Lançamentos de engenhos leves o Lançamento do peso o Sequências de ensino, aprendizagem e treino em contexto escolar 08.- A organização de competições em contexto escolar (3 horas) o Formas jogadas e competitivas
Metodologias
COMPONENTE TEÓRICA - 1. a 4. Utilização de várias metodologias de trabalho: Exposição - na transmissão de conteúdos eminentemente teóricos. Discussão orientada - de forma alargada para análise de questões problemáticas de natureza didática, pedagógica e outras. COMPONENTE TEÓRICO-PRÁTICA - 5. a 8. Os formandos/professores desenvolverão a atividade através: Situações de prática orientada através da apresentação de situações exemplo e modelos de aprendizagem técnica. Metodologias de abordagem de progressões de aprendizagem técnico-pedagógica. Situações de observação/ensino a pares As situações de prática poderão também recorrer a execuções realizadas pelos próprios alunos e atletas a convidar Situação prática de organização de uma atividade competitiva simplificada, organizada numa pista de atletismo, para alunos dos escalões mais jovens (infantis, iniciados e juvenis)
Avaliação
Os formandos são avaliados de acordo com as regras previstas no regulamento interno do cfae maiatrofa bem como a legislação vigente aplicável. Os formandos são informados no início da ação, que para a sua avaliação são tidos em conta os seguintes parâmetros/critérios: - participação nas sessões presenciais; - relatório/trabalho de reflexão individual.
Bibliografia
Dossier do Professor. FPA. 2012Grossocordón, J.G., Piqueras, J.D., Beivide, A.S. (2004). Jugando al atletismo. Madrid. Real Federación Española de AtletismoSant, J. R. (2005). Metodología y técnicas de atletismo. Barcelona. Editorial PaidotriboSeners, Patrick (1996): L'Athlétisme en EPS. Didacthlétisme II. Ed. Vigot. ParisManual do Curso de Treinadores da FPA Nível I e II
Anexo(s)
Formador
José Manuel de Castro Barros
Maria Fernanda Ferreira Borges Pereira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 09-06-2025 (Segunda-feira) | 19:30 - 21:30 | 2:00 | Online síncrona |
2 | 13-06-2025 (Sexta-feira) | 19:00 - 22:00 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 14-06-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
4 | 16-06-2025 (Segunda-feira) | 19:00 - 22:00 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 21-06-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
6 | 30-06-2025 (Segunda-feira) | 19:00 - 22:00 | 3:00 | Presencial |
7 | 05-07-2025 (Sábado) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Online síncrona |
8 | 07-07-2025 (Segunda-feira) | 19:00 - 22:00 | 3:00 | Online síncrona |