
A arte pode mudar o mundo? turma T1
Apresentação
O título deste curso parafraseia uma das questões colocadas na secção introdutória da Carta de Porto Santo Como pode a participação cultural ajudar a emancipar os cidadãos?. Parte-se, pois, do conceito de cultura como conjunto de sistemas simbólicos ativados num processo criativo coletivo contínuo, que gera sentido(s) e circunscreve as possibilidades de imaginar e de agir para potenciar a aptidão crítica e o agenciamento criativo dos mediadores culturais e dos professores. Convocando quatro tópicos recorrentes nos debates da contemporaneidade e transversais a diversas disciplinas do currículo escolar o amor, o corpo, a natureza e a política pretende-se abordar algumas das competências crucias (core competencies) definidas na Bússola de Aprendizagem da OCDE 2030, através do diálogo entre obras das artes plásticas (do século XX e XXI) e textos filosóficos recentes (vide bibliografia).
Destinatários
Professores dos Grupos 240 e 600
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 240 e 600. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 240 e 600.
Objetivos
Pensar um conceito de cultura colaborativo e processual, na curiosidade e no respeito pela diversidade de ecossistemas culturais existentes nos territórios nacionais. Potenciar o agenciamento cultural dos formandos, através do diálogo com as obras em estudo. Criar propostas de intervenção no meio escolar e/ou nos contextos de trabalho particulares dos mediadores culturais. (Re)Pensar valores e modos de agir nas esferas pessoal, interpessoal, societal e humana, de modo a dinamizar uma cidadania participativa e democrática. Aperfeiçoar o sentido crítico através da análise (oral e escrita) de texto(s). Estimular o sentido estético e a expressão criativa, através da apreciação (oral e escrita) de obras das artes plásticas (de várias épocas e contextos e realizadas numa pluralidade de mediums). Desenvolver competências transferíveis a nível psicossocial, a partir das core competencies definidas na Bússola de Aprendizagem da OCDE 2030.
Conteúdos
1) Arte 1.1. Definição O que pode ser considerado arte? Quem produz arte? Como circula a arte? Qual é a funcionalidade da arte na sociedade contemporânea? E outras questões prementes, a definir com os formandos. 1. 2. Funções i) lembrar; ii) escolher a esperança; iii) viver a dor; iv) reconstruir o equilíbrio; v) buscar o autoconhecimento; vi) crescer; vii) cultivar a gratidão. Obras em análise Pablo Picasso, Guernica (1937); Edward Hopper, Rooms by the Sea (1951); Georgia O Keeffe, Sky above Clouds, IV (1965). II. Temas 2) Amor Obras em análise René Magritte, Les amants (1928); Paula Rego, Snow White Swallows the Poisoned Apple (1995); Louise Bourgeois, Maman (1999). 3) Corpo Obras em análise Helena Almeida, Pintura Habitada (1975); Bill Viola, Martyrs (Earth, Air, Fire, Water) (2014); Kiki Smith, Earth (2017). 4) Natureza Obras em análise Lourdes Castro, Grande herbário de sombras (Sombra de datura) (1973); Yoko Ono, Wish Tree (1981-); Bordalo II, série Big Trash Animals Plastics (2017-2021). 5) Política Obras em análise Joana Vasconcelos, Cinderela (2007); Grada Kilomba, O Barco / The Boat (2021); Orelha Negra, Ready (Mulher Batida), featuring A garota não, com Mázinha (2021). As temáticas propostas serão abordadas numa perspetiva dialógica, já que diversas das obras de arte em análise se enquadrariam potencialmente em mais do que uma das categorias analíticas apresentadas. Os conceitos teóricos vão ser considerados na primeira sessão e elaborados ao longo da formação, numa relação direta com as obras em consideração.
Metodologias
Análise de excertos das obras teóricas elencadas na bibliografia fundamental. Análise das obras de artes plásticas indicadas nos conteúdos da ação, de acordo com os temas propostos, ampliados por uma grelha transversal formulada a partir de algumas das competências crucias da Bússola de Aprendizagem da OCDE 2030. Consulta de sites de museus e de galerias. Elaboração de comentários (orais e escritos) sobre as obras teóricas e visuais. Escrita criativa (free writing, tempestade cerebral, escrita a partir de propostas, entre outras técnicas). Diálogo entre pares. Metodologias de aprendizagem não formal, convocando a vivência dos formandos.
Avaliação
A avaliação dos formandos terá em conta os seguintes parâmetros: Participação: nas tarefas; pela intervenção; pela assiduidade e pontualidade 50%; Trabalhos Produzidos: reflexão crítica/ memória final 50% A classificação final, conforme previsto na Carta Circular CCPFC-3/2007 de setembro, será quantitativa e expressa na escala de 1 a 10, conforme abaixo se discrimina: Excelente de 9 a 10 valores; Muito Bom de 8 a 8,9 valores; Bom de 6,5 a 7,9 valores; Regular de 5 a 6,4 valores; Insuficiente de 1 a 4,9 valores.
Bibliografia
Berger, John. Modos de ver. Lisboa: Antígona, 2018.de Botton, Alain. Como Proust pode mudar a sua vida. Lisboa: Dom Quixote, 2009.Esquirol, Josep Maria. A penúltima bondade: Ensaio sobre a vida humana. Coimbra: Edições 70, 2023.Maffei, Lamberto. Elogio da rebeldia. Coimbra: Edições 70, 2020.Savater, Fernando. Ética para um Jovem. Lisboa: Dom Quixote, 2005
Anexo(s)
Formador
Diana Vieira de Campos Almeida
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 10-10-2025 (Sexta-feira) | 18:30 - 22:00 | 3:30 | Online síncrona |
2 | 13-10-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 20-10-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 27-10-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 03-11-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 10-11-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 17-11-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
8 | 24-11-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 22:00 | 3:30 | Online síncrona |