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Educação para o cinema turma T1

Apresentação

Nas atividades que tenho desenvolvido ao longo dos anos junto de festivais (Doclisboa, IndieJúnior) ou serviços educativos (Cinemateca Júnior, Insuflar Cinema, etc.) apercebi-me que os professores envolvidos estão muito motivados em levar os seus alunos a estes programas de cinema, mas nem sempre possuem as ferramentas para acompanhar na sua maior potencialidade os alunos nestes espaços de aprendizagem e fruição, ou mesmo dar continuidade a estas atividades nas suas próprias aulas. “Da mesma forma que reconhecemos a responsabilidade que a sociedade tem de ajudar as crianças a ler e escrever - para usar e desfrutar das palavras -, devemos dar como assente a importância de ajudar as crianças e os jovens a usar, desfrutar e compreender as imagens em movimento, para serem capacitadas, não apenas tecnicamente, mas também culturalmente.” (Film: 21st Century Literacy) - esta frase sintetiza bem a necessidade de construção de uma ponte sólida entre a escola e o cinema, que esta ação de formação tenta dar resposta.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

Objetivos

Qualificar para o futuro, pessoas que farão a mudança através da promoção das seguintes competências em crianças e jovens: 1) pensamento criativo, 2) resolução de problemas, 3) pensamento crítico e 4) comunicação, através da relação entre o cinema e o público escolar. Objetivos específicos: 1) Desenvolver um ponto de vista, gerar novas formas de pensar e fazer, explorando e aprendendo com o erro. 2) Avaliar realisticamente os problemas, procurar alternativas, decidir e implementar soluções com recurso à criatividade e ao pensamento lógico; 3) Avaliar as situações de múltiplas perspetivas, dividir os problemas nas suas componentes e sistematizar o caminho para a resolução; 4) Expressar adequadamente opiniões, necessidades ou sentimentos em relação a filmes visionados.

Conteúdos

Módulo 1 (3 h) Apresentação O entusiasmo e a atenção aos filmes e à vida que há dentro deles. Forças e assuntos que nos despertam e urgem. Educação para a literacia audiovisual O uso do cinema como ferramenta pedagógica para diferentes áreas do conhecimento e a educação para a literacia audiovisual. Cruzamento de experiências, dificuldades e vontades para o desenvolvimento daquela que é a primeira abordagem ao cinema: a do espectador. Perfil do aluno/ espectador Quem são os nossos alunos-espetadores? Mostrar cinema na sala de aula – objetivos: • mostrar que o cinema não é apenas uma forma de entretenimento, mas sim uma forma de conhecimento; • potenciar todos sentidos em relação ao mundo das imagens e dos sons; • perceber que o cinema tem um método de trabalho, é uma forma de criação e possui uma linguagem específica, que pode ser falada, aprendida e praticada. Módulo 2 (3 h) O filme no seu íntimo O cinema é em si uma ferramenta poderosa de pensamento sobre o mundo. O trabalho dos professores será acima de tudo desenvolver, potenciar, alimentar um ponto de vista (apaixonado) e um sentido crítico. E ver o que sucede a esse entusiasmo. Exercícios criativos de análise e interpretação de um filme. • Noções de plano, cena, sequência, take, montagem cinematográfica, etc. • Narrativa e progressão • Fronteira de géneros cinematográficos Módulo 3 (3 h) Casos de estudo: escolher, pensar e sentir A partir de casos de estudo concretos, discutiremos quais os principais aspetos no processo de análise de um filme: antes, durante e depois de uma sessão de cinema. • Como trabalhar temas/ conceitos com os alunos, a partir do visionamento de um filme? • Qual é o papel da escola para a construção de um ponto de vista sobre o mundo que nos rodeia? • Como gerar um pensamento crítico a partir dos interstícios dos filmes? • Quais os critérios que precedem à escolha dos filmes para uma sessão de cinema e o labor criterioso de um programador? Módulo 4 (3 h) – sessão assíncrona Planificação de uma aula a partir de um filme (sessão assíncrona) Os desafios que existem na elaboração uma aula ou sessão com cinema • Conjunto de práticas dentro da aula. • Como conceber estratégias de aprendizagem e fazer a gestão dos recursos para períodos de diferente duração e públicos-alvo diversos? • Materiais conexos a um filme: folha de sala, pistas de atividades, cartaz, etc. Módulo 5 (3 h) Programar um filme O trabalho de um programador de cinema é tornar visível, ao conjunto restrito de indivíduos que assiste ao seu programa, o conjunto de filmes por ele selecionados. Onde encontrar filmes para realizar uma sessão com vários filmes ou uma oficina para crianças/ jovens? • O assunto • A forma • A duração • O género Módulo 6 (3 h) Cruzamentos e balanço Como desenvolver uma rede de programação e partilha de conteúdos. • Usos, exemplos e boas práticas do filme de ficção, não-ficção e animação como ferramenta de conhecimento. • Cruzamentos entre professores, monitores, programadores, escolas, festivais, serviços educativos e as associações com projetos pedagógicos com e para o cinema. • Recursos para programar uma sessão na escola e na comunidade. • Como ultrapassar as dificuldades inerentes a esse processo?

Metodologias

A ação é constituída por 6 módulos teórico-práticos com a duração de 15h síncronas e 3h assíncronas. Serão utilizados métodos de aprendizagem ativa: dinâmicas de grupo; atividades para desenvolver nos contextos reais de trabalho; discussão em grupo, direcionada para identificar as necessidades dos participantes e sistematizar o caminho para a resolução dos problemas encontrados.

Avaliação

A classificação de cada formando será realizada na escala quantitativa de 1 a 10 valores, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. A proposta de avaliação individual de cada formando é da responsabilidade do formador, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua, de acordo com os seguintes critérios: • Participação - 50% • Projeto e reflexão crítica - 50% A escala de avaliação prevista tem como referente as seguintes menções: • Excelente — de 9 a 10 valores; • Muito Bom — de 8 a 8,9 valores; • Bom — de 6,5 a 7,9 valores; • Regular — de 5 a 6,4 valores; • Insuficiente — de 1 a 4,9 valores

Bibliografia

GRILO, João Mário (2008) – As Lições do Cinema – manual de filmologia. Lisboa: Edições Colibri.LOBO. Maria da Graça (2005) - Por dentro do filme – o cinema na sala de aula. Actas do III Sopcom, VI Lusocom e II Ibérico, vol. IV, pp. 353- 359.LOPES, João (2018) – Cinema e História – aventuras narrativas. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos.NEVES, Pedro Félix (2011) - O Cinema na Escola. Estudo de caso – a disciplina de opção cinema no 3º ciclo, no Algarve. Percurso e efeitos no tempo. Dissertação de Mestrado. FCHS – Universidade do Algarve.PINTO, M.; PEREIRA, S.; PEREIRA, L.; FERREIRA (2011) - Teoria da Educação para os Media em Portugal: experiências, actores e contextos. Lisboa: Entidade Reguladora para a Comunicação Social.

Anexo(s)

Observações

No processo de seleção serão privilegiados os formandos que pertencem às escolas associadas ao CFAE

Formador

Maria Cláudia Ribeiro de Vasconcelos Alves

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 27-10-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
2 03-11-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
3 10-11-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
4 13-11-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online assíncrona
5 17-11-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
6 24-11-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
Início: 27-10-2025
Fim: 24-11-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-135170/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 18 h
Local: online