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Educação para o cinema turma T1

Apresentação

Nas atividades que tenho desenvolvido ao longo dos anos junto de festivais (Doclisboa, IndieJúnior) ou serviços educativos (Cinemateca Júnior, Insuflar Cinema, etc.) apercebi-me que os professores envolvidos estão muito motivados em levar os seus alunos a estes programas de cinema, mas nem sempre possuem as ferramentas para acompanhar na sua maior potencialidade os alunos nestes espaços de aprendizagem e fruição, ou mesmo dar continuidade a estas atividades nas suas próprias aulas. “Da mesma forma que reconhecemos a responsabilidade que a sociedade tem de ajudar as crianças a ler e escrever - para usar e desfrutar das palavras -, devemos dar como assente a importância de ajudar as crianças e os jovens a usar, desfrutar e compreender as imagens em movimento, para serem capacitadas, não apenas tecnicamente, mas também culturalmente.” (Film: 21st Century Literacy) - esta frase sintetiza bem a necessidade de construção de uma ponte sólida entre a escola e o cinema, que esta ação de formação tenta dar resposta.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Qualificar para o futuro, pessoas que farão a mudança através da promoção das seguintes competências em crianças e jovens: 1) pensamento criativo, 2) resolução de problemas, 3) pensamento crítico e 4) comunicação, através da relação entre o cinema e o público escolar. Objetivos específicos: 1) Desenvolver um ponto de vista, gerar novas formas de pensar e fazer, explorando e aprendendo com o erro. 2) Avaliar realisticamente os problemas, procurar alternativas, decidir e implementar soluções com recurso à criatividade e ao pensamento lógico; 3) Avaliar as situações de múltiplas perspetivas, dividir os problemas nas suas componentes e sistematizar o caminho para a resolução; 4) Expressar adequadamente opiniões, necessidades ou sentimentos em relação a filmes visionados.

Conteúdos

Módulo 1 (3 h) Apresentação O entusiasmo e a atenção aos filmes e à vida que há dentro deles. Forças e assuntos que nos despertam e urgem. Educação para a literacia audiovisual O uso do cinema como ferramenta pedagógica para diferentes áreas do conhecimento e a educação para a literacia audiovisual. Cruzamento de experiências, dificuldades e vontades para o desenvolvimento daquela que é a primeira abordagem ao cinema: a do espectador. Perfil do aluno/ espectador Quem são os nossos alunos-espetadores? Mostrar cinema na sala de aula – objetivos: • mostrar que o cinema não é apenas uma forma de entretenimento, mas sim uma forma de conhecimento; • potenciar todos sentidos em relação ao mundo das imagens e dos sons; • perceber que o cinema tem um método de trabalho, é uma forma de criação e possui uma linguagem específica, que pode ser falada, aprendida e praticada. Módulo 2 (3 h) O filme no seu íntimo O cinema é em si uma ferramenta poderosa de pensamento sobre o mundo. O trabalho dos professores será acima de tudo desenvolver, potenciar, alimentar um ponto de vista (apaixonado) e um sentido crítico. E ver o que sucede a esse entusiasmo. Exercícios criativos de análise e interpretação de um filme. • Noções de plano, cena, sequência, take, montagem cinematográfica, etc. • Narrativa e progressão • Fronteira de géneros cinematográficos Módulo 3 (3 h) Casos de estudo: escolher, pensar e sentir A partir de casos de estudo concretos, discutiremos quais os principais aspetos no processo de análise de um filme: antes, durante e depois de uma sessão de cinema. • Como trabalhar temas/ conceitos com os alunos, a partir do visionamento de um filme? • Qual é o papel da escola para a construção de um ponto de vista sobre o mundo que nos rodeia? • Como gerar um pensamento crítico a partir dos interstícios dos filmes? • Quais os critérios que precedem à escolha dos filmes para uma sessão de cinema e o labor criterioso de um programador? Módulo 4 (3 h) – sessão assíncrona Planificação de uma aula a partir de um filme (sessão assíncrona) Os desafios que existem na elaboração uma aula ou sessão com cinema • Conjunto de práticas dentro da aula. • Como conceber estratégias de aprendizagem e fazer a gestão dos recursos para períodos de diferente duração e públicos-alvo diversos? • Materiais conexos a um filme: folha de sala, pistas de atividades, cartaz, etc. Módulo 5 (3 h) Programar um filme O trabalho de um programador de cinema é tornar visível, ao conjunto restrito de indivíduos que assiste ao seu programa, o conjunto de filmes por ele selecionados. Onde encontrar filmes para realizar uma sessão com vários filmes ou uma oficina para crianças/ jovens? • O assunto • A forma • A duração • O género Módulo 6 (3 h) Cruzamentos e balanço Como desenvolver uma rede de programação e partilha de conteúdos. • Usos, exemplos e boas práticas do filme de ficção, não-ficção e animação como ferramenta de conhecimento. • Cruzamentos entre professores, monitores, programadores, escolas, festivais, serviços educativos e as associações com projetos pedagógicos com e para o cinema. • Recursos para programar uma sessão na escola e na comunidade. • Como ultrapassar as dificuldades inerentes a esse processo?

Metodologias

A ação é constituída por 6 módulos teórico-práticos com a duração de 15h síncronas e 3h assíncronas. Serão utilizados métodos de aprendizagem ativa: dinâmicas de grupo; atividades para desenvolver nos contextos reais de trabalho; discussão em grupo, direcionada para identificar as necessidades dos participantes e sistematizar o caminho para a resolução dos problemas encontrados.

Avaliação

A classificação de cada formando será realizada na escala quantitativa de 1 a 10 valores, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. A proposta de avaliação individual de cada formando é da responsabilidade do formador, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua, de acordo com os seguintes critérios: • Participação - 50% • Projeto e reflexão crítica - 50% A escala de avaliação prevista tem como referente as seguintes menções: • Excelente — de 9 a 10 valores; • Muito Bom — de 8 a 8,9 valores; • Bom — de 6,5 a 7,9 valores; • Regular — de 5 a 6,4 valores; • Insuficiente — de 1 a 4,9 valores

Bibliografia

GRILO, João Mário (2008) – As Lições do Cinema – manual de filmologia. Lisboa: Edições Colibri.LOBO. Maria da Graça (2005) - Por dentro do filme – o cinema na sala de aula. Actas do III Sopcom, VI Lusocom e II Ibérico, vol. IV, pp. 353- 359.LOPES, João (2018) – Cinema e História – aventuras narrativas. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos.NEVES, Pedro Félix (2011) - O Cinema na Escola. Estudo de caso – a disciplina de opção cinema no 3º ciclo, no Algarve. Percurso e efeitos no tempo. Dissertação de Mestrado. FCHS – Universidade do Algarve.PINTO, M.; PEREIRA, S.; PEREIRA, L.; FERREIRA (2011) - Teoria da Educação para os Media em Portugal: experiências, actores e contextos. Lisboa: Entidade Reguladora para a Comunicação Social.

Anexo(s)

Formador

Maria Cláudia Ribeiro de Vasconcelos Alves

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 27-10-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
2 03-11-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
3 10-11-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
4 13-11-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online assíncrona
5 17-11-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
6 24-11-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
Início: 15-10-2025
Fim: 15-10-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-135170/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 18 h
Local: online