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Reimaginar os espaços de aprendizagem: escola, diversidade e inclusão turma T1

Apresentação

A diversidade que habita nas nossas escolas deve ser percebida como um fator que contribui para a valorização de toda a comunidade educativa e para a promoção do desenvolvimento pessoal e coletivo. Com um número crescente de alunos estrangeiros nas nossas comunidades educativas, impõe-se que as escolas encontrem respostas adequadas, sustentadas e intencionais, ao acolhimento e inclusão desses alunos e famílias. Este Encontro Pedagógico visa promover uma reflexão profunda sobre medidas de integração efetiva dos alunos migrantes no sistema educativo e na sociedade em geral, através da partilha de estratégias, de práticas e de projetos inspiradores, com vista a uma escola como garante do direito de todos à educação e à igualdade de oportunidades.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

Promover a reflexão e ação, tendo em vista a valorização da diversidade; Apresentar medidas inclusivas para os alunos recém-chegados ao sistema educativo português; Partilhar estratégias, bem como sugestões e recursos que poderão constituir-se como uma mais-valia para a melhoria dos processos de inclusão dos alunos migrantes

Conteúdos

“Acolher, Incluir, Ensinar – alunos migrantes na escola portuguesa” – apresentação de site (enquadramento, princípios, estratégias, recursos) – Representantes para a Autonomia e Flexibilidade Curricular da rede Collaborare Apresentação do Projeto “Histórias Sem Fronteiras” – Associação Hirundo e AE de Pedrouços

Início: 15-07-2025
Fim: 15-07-2025
Acreditação: xxxxx
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 4 h
Local: EBS Águas Santas

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