227

Reimaginar os espaços de aprendizagem: os LED numa perspetiva de inovação pedagógica turma T1

Apresentação

Os equipamentos tecnológicos que compõem os Laboratórios de Educação Digital (LED) são recursos que, usados com intencionalidade pedagógica, podem e devem ser utilizados no contexto de todas as disciplinas do currículo, numa abordagem disciplinar e/ou interdisciplinar, concorrendo para o desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais e das áreas de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Com os recursos e equipamentos LED, os alunos podem potenciar as suas experiências de aprendizagem, ao realizarem atividades práticas e criativas, tais como: pesquisar e organizar informação, modelar, manipular variáveis, realizar experiências, analisar resultados, criar artefactos e soluções, criar histórias, desenvolver projetos, entre outras. Reconhecendo as vantagens da formação em contexto, no sentido da constituição de comunidades de aprendizagem, o CFAE maiatrofa implementou, no presente ano letivo, 9 oficinas de formação “Laboratórios de Educação Digital: cenários de aprendizagem ativa”, o que significa que em cada um dos agrupamentos de escolas decorreu (ou está a decorrer) uma oficina de formação LED. Neste contexto, o CFAE maiatrofa considerou pertinente o desenvolvimento deste Encontro Pedagógico, no sentido de partilhar e disseminar as aprendizagens realizadas nas oficinas de formação, proporcionado aos participantes exemplos práticos para serem aplicados na sala de aula, utilizando componentes e equipamentos tecnológicos fornecidos pelos LED, com o objetivo de apoiar as escolas na integração pedagógica destas tecnologias.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

Explorar atividades de aprendizagem ativa com recurso às componentes e equipamentos tecnológicos disponibilizados nos três tipos de LED fornecidos às escolas; Apresentar e explorar alguns exemplos práticos para a sala de aula, com recurso a componentes e equipamentos tecnológicos disponibilizados nos Kits LED, adequados ao currículo das diversas disciplinas e anos de escolaridade; Apresentar cenários de aprendizagem com recurso aos LED e refletir sobre as possibilidades de implementação destas estratégias no(s) contexto(s) educativo(s).

Conteúdos

Salas paralelas – rotação de estações – apresentação de cenários de aprendizagem, manipulação dos recursos LED e reflexão sobre a implementação das estratégias no(s) contexto(s) educativo(s) Sala 1 – Impressão 3D (AE de Gonçalo Mendes da Maia) Sala 2 – Multimédia (AE de Águas Santas) Sala 3 – Micro:Bits (AE de Coronado e Castro) Sala 4 – Robótica (AE da Maia) Sala 5 – STEM (AE de Pedrouços)

Início: 17-07-2025
Fim: 17-07-2025
Acreditação: xxxxxx
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 4 h
Local: EBS Águas Santas

INSCREVER-ME