236

Educação Inclusiva: Uma escola de e para todos turma T1

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

Perturbação do Espetro do Autismo (PEA): Compreender para Incluir – Conceitos e Estratégias de Intervenção - Compreender as principais características de crianças/jovens com PEA e o seu impacto na aprendizagem; - Promover práticas pedagógicas inclusivas; - Identificar estratégias específicas de apoio e intervenção para alunos com PEA. Estratégias de Intervenção para Crianças e Jovens em Contexto Escolar - Identificar sinais de risco em crianças e jovens ao nível emocional, comportamental e académico; - Conhecer estratégias de intervenção eficazes em contexto escolar, com base em exemplos práticos; - Valorizar o trabalho colaborativo entre docentes, técnicos e famílias como meio de potenciar a inclusão e a resposta às necessidades dos alunos. Psicologia Positiva e Importância da Inteligência Emocional em Contexto Escolar - Explorar os conceitos de psicologia positiva e inteligência emocional; - Refletir sobre o papel das emoções na aprendizagem e na convivência escolar; - Desenvolver competências socioemocionais nos alunos e entre os profissionais da educação.

Conteúdos

Perturbação do Espetro do Autismo (PEA): Compreender para Incluir – Conceitos e Estratégias de Intervenção - Definição e características da PEA; - Implicações da PEA no contexto escolar: impacto nas áreas da comunicação, interação social e comportamento; - Barreiras à aprendizagem e à participação; - Estratégias práticas de intervenção (visuais, comportamentais, comunicacionais). Estratégias de Intervenção para Crianças e Jovens em Contexto Escolar - Identificação de sinais de risco; - Exemplos práticos de intervenção interdisciplinar; - Estratégias de intervenção precoce e preventiva; - Modelos de trabalho colaborativo e articulação entre serviços. Psicologia Positiva e Importância da Inteligência Emocional em Contexto Escolar - Fundamentos da psicologia positiva (forças pessoais, bem-estar); - Componentes da inteligência emocional (autoconsciência, autorregulação, empatia); - Estratégias práticas de autocuidado emocional e motivação docente.

Metodologias

- Exposição teórica com recurso a suportes audiovisuais; - Exposição oral com exemplos de aplicação prática (ex.: quadros de comportamento, estratégias de autorregulação, lista de procedimentos…); - Partilha de boas práticas e experiências inspiradoras; - Discussão orientada com foco na aplicabilidade das ideias ao contexto escolar.

Anexo(s)

Formador

António Manuel Branco Oliveira

Sónia Patrícia Mendes Gonçalves de Oliveira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 11-07-2025 (Sexta-feira) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
2 11-07-2025 (Sexta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 11-07-2025
Fim: 11-07-2025
Acreditação: CFAEmaiatrofa/ACD-15/2025
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: EBS Pedrouços