
Educação Inclusiva: Uma escola de e para todos turma T1
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Perturbação do Espetro do Autismo (PEA): Compreender para Incluir – Conceitos e Estratégias de Intervenção - Compreender as principais características de crianças/jovens com PEA e o seu impacto na aprendizagem; - Promover práticas pedagógicas inclusivas; - Identificar estratégias específicas de apoio e intervenção para alunos com PEA. Estratégias de Intervenção para Crianças e Jovens em Contexto Escolar - Identificar sinais de risco em crianças e jovens ao nível emocional, comportamental e académico; - Conhecer estratégias de intervenção eficazes em contexto escolar, com base em exemplos práticos; - Valorizar o trabalho colaborativo entre docentes, técnicos e famílias como meio de potenciar a inclusão e a resposta às necessidades dos alunos. Psicologia Positiva e Importância da Inteligência Emocional em Contexto Escolar - Explorar os conceitos de psicologia positiva e inteligência emocional; - Refletir sobre o papel das emoções na aprendizagem e na convivência escolar; - Desenvolver competências socioemocionais nos alunos e entre os profissionais da educação.
Conteúdos
Perturbação do Espetro do Autismo (PEA): Compreender para Incluir – Conceitos e Estratégias de Intervenção - Definição e características da PEA; - Implicações da PEA no contexto escolar: impacto nas áreas da comunicação, interação social e comportamento; - Barreiras à aprendizagem e à participação; - Estratégias práticas de intervenção (visuais, comportamentais, comunicacionais). Estratégias de Intervenção para Crianças e Jovens em Contexto Escolar - Identificação de sinais de risco; - Exemplos práticos de intervenção interdisciplinar; - Estratégias de intervenção precoce e preventiva; - Modelos de trabalho colaborativo e articulação entre serviços. Psicologia Positiva e Importância da Inteligência Emocional em Contexto Escolar - Fundamentos da psicologia positiva (forças pessoais, bem-estar); - Componentes da inteligência emocional (autoconsciência, autorregulação, empatia); - Estratégias práticas de autocuidado emocional e motivação docente.
Metodologias
- Exposição teórica com recurso a suportes audiovisuais; - Exposição oral com exemplos de aplicação prática (ex.: quadros de comportamento, estratégias de autorregulação, lista de procedimentos…); - Partilha de boas práticas e experiências inspiradoras; - Discussão orientada com foco na aplicabilidade das ideias ao contexto escolar.
Anexo(s)
Formador
António Manuel Branco Oliveira
Sónia Patrícia Mendes Gonçalves de Oliveira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 11-07-2025 (Sexta-feira) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 11-07-2025 (Sexta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |