244

XIV Jornadas da Rede de Bibliotecas da Maia - Narrativas Multimodais: A Biblioteca como Espaço de Convergência turma T1

Apresentação

As XIV Jornadas da Rede de Bibliotecas da Maia assumem como mote a importância das narrativas na formação de cidadãos, considerando os diferentes suportes que as tecnologias proporcionam, em diálogo com recursos analógicos que também se renovam. Celebramos, assim, a biblioteca como espaço de encontro, criação e inovação, refletindo sobre o papel atual e futuro destas instituições no cruzamento entre culturas, tecnologias e formas narrativas. Sob o tema "Narrativas Multimodais: a Biblioteca como Espaço de Convergência", esta edição propõe-se a explorar a diversidade de meios através dos quais se contam histórias no século XXI. A proposta nasce da continuidade de temas já abordados em edições anteriores — como o cinema, a ilustração, a animação e a inteligência artificial —, mas alarga agora o olhar para a forma como estes e outros media se articulam nas bibliotecas, convocando experiências imersivas e interativas. Serão abordados subtemas como a evolução do storytelling para além do livro físico, o papel das bibliotecas na promoção da diversidade cultural em formatos variados como podcasts, jogos e música, bem como o impacto das tecnologias emergentes — como a realidade aumentada e a inteligência artificial — na leitura e na aprendizagem. Pretende-se, assim, promover uma reflexão sobre as bibliotecas enquanto centros vivos de partilha de saberes, de inclusão e de reinvenção cultural, capazes de se posicionar na vanguarda da inovação educativa e tecnológica. Este será um espaço privilegiado para profissionais, educadores, criadores e público em geral pensarem em conjunto novas formas de viver, sentir e transmitir histórias num mundo em constante transformação.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. De acordo com o artigo 15.º da Portaria n.º 192-A/2015, de 29 de junho, esta ação de formação releva para a progressão da carreira dos professores bibliotecários, incluindo-se na dimensão científica e pedagógica.

Objetivos

 Valorizar a importância das narrativas na formação de cidadãos, reconhecendo a dimensão multimodal e o diálogo entre tecnologias digitais e meios analógicos.  Celebrar a biblioteca como espaço de encontro, criação e inovação, refletindo sobre o seu papel atual e futuro na convergência de culturas, tecnologias e formas narrativas.  Explorar e divulgar a diversidade de meios narrativos do século XXI, incluindo cinema, ilustração, podcasts, jogos, realidade aumentada e inteligência artificial.  Estimular a reflexão crítica sobre o papel das bibliotecas na promoção da diversidade cultural e inclusão social, com formatos variados e inovadores.  Incentivar experiências imersivas e interativas, aproximando as bibliotecas da vanguarda da inovação educativa e tecnológica.  Criar um espaço colaborativo para profissionais, educadores, criadores e público desenvolverem novas formas de contar histórias.  Consolidar as bibliotecas como centros vivos de saber, reinvenção cultural e inclusão, líderes na mudança educativa e cultural.

Conteúdos

O programa da ação desenvolve-se nos dias 24 e 25 de outubro, num total de 14 horas de formação. 24 de outubro – manhã (4h30) Sessão de Abertura Mário Nuno Neves - Vereador do Pelouro da Cultura da CM Maia Sofia Barreiros - Chefe de Divisão da Cultura da CM Maia Manuela Silva - Coordenadora Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares (a aguardar confirmação) Filomena Alves - Coordenadora Interconcelhia da RBE Painel 1- CONTAR HISTÓRIAS NA ESCOLA E NA COMUNIDADE A função transformadora das narrativas nas comunidades e as formas de contar histórias nas escolas Alastair Fuad-Luke, Magda Henriques (coordenadores do Projeto Carreiros para Futuros Ancestrais) Poliksena Hardalova (docente, investigadora na ESE P. Porto) Sónia Barbosa (docente, investigadora na ESE P. Porto) Moderação: Susana Lopes - professora e investigadora Painel 2 - CONTAR HISTÓRIAS COM MÚSICA O diálogo entre as narrativas e a música Capicua (artista/compositora) Carmina Gonçalves (artista, coordenadora do Projeto Cardo Amarelo) Óscar Rodrigues (Serviço Educativo da Casa da Música) Moderação: José António Costa - professor e investigador 24 de outubro – tarde (3h30) Painel 3 - CONTAR HISTÓRIAS EM DIFERENTES SUPORTES As narrativas e as diferentes formas e meios de narrar Mário Moura (ilustrador utilizador de IA) Ana Cristina Macedo (docente e investigadora ESE P.Porto) Rui Tavares (historiador e autor do Podcast Tempo ao Tempo) Moderação: António Fernando Silva Painel 4 - CONTAR HISTÓRIAS COM JOGOS A abordagem lúdica das narrativas em jogos educativos e recreativos Pedro Silva (membro do grupo Porto Boardgamers) Filipa Godinho (coordenadora do serviço educativo do Coliseu do Porto) Eduardo Nunes (Kendir Studios) Moderação: Ricardo Gonçalves 24 de outubro – noite (1h30) CANTAR HISTÓRIAS Kiara Terra (contadora de histórias) 25 de outubro – manhã (4h30) OFICINAR HISTÓRIAS Narração de histórias Rita Sineiro e Anabela Dias (oficina de leitura, narração de histórias) OFICINAR HISTÓRIAS Workshop de criação de histórias em diferentes suportes Rita Sineiro e Anabela Dias (oficina de ilustração)

Metodologias

O Seminário decorrerá em dois dias e pretende construir um espaço de encontro e reflexão entre os Professores Bibliotecários, professores colaboradores, entidades parceiras e diversos especialistas, com painéis temáticos abordando: - Leitura e literacias diversas - Diálogos entre cinema e leitura - Articulação do cinema com o currículo - Articulação Curricular, sucesso educativo e Bibliotecas

Avaliação

Os formandos são avaliados de acordo com as regras previstas no regulamento interno do cfae maiatrofa bem como a legislação vigente aplicável. Os formandos são informados no início da ação, que a para sua avaliação são tidos em conta os seguintes parâmetros/critérios: - participação nas sessões presenciais; - relatório/trabalho de reflexão individual. Forma de avaliação: A avaliação da ação será feita de acordo com a legislação vigente, nomeadamente o Despacho n.º 4595/2015, com os contributos de respostas dos formandos a um inquérito de satisfação e relatórios dos outros intervenientes no processo.

Bibliografia

 IFLA (2016). Diretrizes da IFLA para a Biblioteca Escolar. Disponível em: https://www.rbe.mec.pt/np4/%7B$clientServletPath%7D/?newsId=861&fileName=guide_lines_2016.pdf  IFLA & UNESCO. (2022). Manifesto da IFLA/UNESCO 2022 para as Bibliotecas Públicas. IFLA. Disponível em: http://bibliotecas.dglab.gov.pt/pt/ServProf/Documentacao/Documents/Manifesto_IFLA_PT_2022.pdf  Lopes J. B., & Viegas M. C., (2021). Narrações multimodais: uma e-ferramenta ao dispor da investigação. https://doi.org/10.34627/uab.edel.15.10  Ministério da Educação (2021). Bibliotecas Escolares: presentes para o futuro - Quadro Estratégico 2021-2027. Rede de Bibliotecas Escolares. https://rbe.mec.pt/np4/file/890/qe__21.27.pdf

Anexo(s)

Formador

Ana Patrícia Tavares Neves Loureiro

Maria Filomena Rocha Alves

Susana Maria de Sousa Lopes da Silva

Ricardo Jorge da Rocha Gonçalves

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 24-10-2025 (Sexta-feira) 09:00 - 13:30 4:30 Presencial
2 24-10-2025 (Sexta-feira) 14:30 - 18:00 3:30 Presencial
3 24-10-2025 (Sexta-feira) 21:30 - 23:00 1:30 Presencial
4 25-10-2025 (Sábado) 09:00 - 13:30 4:30 Presencial
Início: 24-10-2025
Fim: 25-10-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-135906/25
Modalidade: Colóquio
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 14 h
Local: Fórum da Maia