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A Biblioteca Escolar na Era da Inteligência Artificial turma T1

Apresentação

A rápida evolução da inteligência artificial (IA) está a transformar diversas áreas da sociedade, incluindo a educação. A biblioteca escolar, como centro de recursos e de desenvolvimento de literacias, desempenha um papel estratégico na mediação da informação e no apoio ao ensino-aprendizagem. Integrar a IA neste contexto pode potenciar a personalização do ensino, melhorar a gestão da informação e fomentar competências digitais nos alunos. É, por isso, fundamental capacitar os professores bibliotecários para compreenderem, selecionarem e utilizarem ferramentas baseadas em IA, promovendo um uso ético, informado e pedagógico das mesmas no ambiente escolar.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e de Educação Especial.

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e de Educação Especial.. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e de Educação Especial..

Objetivos

• Compreender os fundamentos da inteligência artificial e a sua aplicação na educação. • Explorar o potencial da IA na gestão da biblioteca escolar e no apoio às práticas pedagógicas. • Promover a literacia digital e informacional através do uso ético e crítico da IA. • Desenvolver projetos práticos que integrem IA nas atividades da biblioteca escolar. • Estimular a reflexão sobre os desafios éticos e sociais do uso da IA na escola.

Conteúdos

Sessão 1: Introdução à Inteligência Artificial • Definição de IA • Tipos de IA e principais tecnologias • Exemplos práticos no quotidiano Sessão 2: A IA na Educação e na Sociedade • Impacto da IA no ensino-aprendizagem • Competências do século XXI • Perspetivas futuras e desafios Sessão 3: Biblioteca Escolar 4.0 • O papel da biblioteca na era digital • Funções renovadas da biblioteca escolar • Exemplos de inovação com IA em bibliotecas Sessão 4: Ferramentas de IA úteis para bibliotecas escolares • Aplicações para organização e catalogação • Motores de recomendação de leitura • Sistemas de chatbot e assistência virtual Sessão 5: IA e Literacia da Informação • Avaliação crítica de fontes • Deteção de conteúdos gerados por IA • Plágio e originalidade no contexto da IA Sessão 6: Ética e Cidadania Digital na era da IA • Privacidade e segurança de dados • Código de conduta e regulação da IA • Promover a literacia ética entre os alunos Sessão 7: Projeto prático (parte I) • Planificação de uma atividade ou recurso com IA na biblioteca • Trabalho colaborativo em grupo Sessão 8: Projeto prático (parte II) e avaliação • Apresentação das atividades desenvolvidas • Discussão de resultados e dificuldades • Avaliação global da ação

Metodologias

Este curso de formação terá a duração de 25 horas, com oito sessões. Será organizado e desenvolvido no formato presencial. A formação seguirá uma abordagem teórico-prática, com sessões expositivas interativas, análise de casos, demonstração de ferramentas e trabalho colaborativo. Os participantes serão incentivados a refletir criticamente e a aplicar os conhecimentos adquiridos em contextos reais das suas bibliotecas escolares. A ação será avaliada mediante uma reflexão conjunta entre formadores e formandos com o preenchimento de um questionário elaborado pelo Centro de Formação e o relatório final dos formadores e dos formandos.

Avaliação

Regime de avaliação dos formandos Avaliação contínua. Participação dos formandos nas atividades a desenvolver ao longo das sessões. Avaliação dos trabalhos produzidos pelos formandos individualmente ou em grupo. Relatórios individuais dos formandos. A avaliação expressa-se de acordo com a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado na Carta Circular CCPFC-3/2007, de 26 de setembro, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua de professores

Bibliografia

• UNESCO (2021). Artificial Intelligence and Education: Guidance for Policy-makers• OECD (2021). AI and the Future of Skills• David Gaughran (2023). ChatGPT para Bibliotecários• Rede de Bibliotecas Escolares – recursos e publicações sobre literacias digitais• Floridi, L. (2019). The Ethics of Artificial Intelligence

Anexo(s)

Formador

António Domingos Rodrigues Pires

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 06-11-2025 (Quinta-feira) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
2 05-12-2025 (Sexta-feira) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
3 09-01-2026 (Sexta-feira) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
4 06-02-2026 (Sexta-feira) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
5 06-03-2026 (Sexta-feira) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
6 03-04-2026 (Sexta-feira) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
7 08-05-2026 (Sexta-feira) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
8 05-06-2026 (Sexta-feira) 10:00 - 14:00 4:00 Presencial
Início: 06-11-2025
Fim: 05-06-2026
Acreditação: CCPFC/ACC-136586/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Casa da Cultura