
A Biblioteca Escolar na Era da Inteligência Artificial turma T1
Apresentação
A rápida evolução da inteligência artificial (IA) está a transformar diversas áreas da sociedade, incluindo a educação. A biblioteca escolar, como centro de recursos e de desenvolvimento de literacias, desempenha um papel estratégico na mediação da informação e no apoio ao ensino-aprendizagem. Integrar a IA neste contexto pode potenciar a personalização do ensino, melhorar a gestão da informação e fomentar competências digitais nos alunos. É, por isso, fundamental capacitar os professores bibliotecários para compreenderem, selecionarem e utilizarem ferramentas baseadas em IA, promovendo um uso ético, informado e pedagógico das mesmas no ambiente escolar.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e de Educação Especial.
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e de Educação Especial.. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e de Educação Especial..
Objetivos
Compreender os fundamentos da inteligência artificial e a sua aplicação na educação. Explorar o potencial da IA na gestão da biblioteca escolar e no apoio às práticas pedagógicas. Promover a literacia digital e informacional através do uso ético e crítico da IA. Desenvolver projetos práticos que integrem IA nas atividades da biblioteca escolar. Estimular a reflexão sobre os desafios éticos e sociais do uso da IA na escola.
Conteúdos
Sessão 1: Introdução à Inteligência Artificial Definição de IA Tipos de IA e principais tecnologias Exemplos práticos no quotidiano Sessão 2: A IA na Educação e na Sociedade Impacto da IA no ensino-aprendizagem Competências do século XXI Perspetivas futuras e desafios Sessão 3: Biblioteca Escolar 4.0 O papel da biblioteca na era digital Funções renovadas da biblioteca escolar Exemplos de inovação com IA em bibliotecas Sessão 4: Ferramentas de IA úteis para bibliotecas escolares Aplicações para organização e catalogação Motores de recomendação de leitura Sistemas de chatbot e assistência virtual Sessão 5: IA e Literacia da Informação Avaliação crítica de fontes Deteção de conteúdos gerados por IA Plágio e originalidade no contexto da IA Sessão 6: Ética e Cidadania Digital na era da IA Privacidade e segurança de dados Código de conduta e regulação da IA Promover a literacia ética entre os alunos Sessão 7: Projeto prático (parte I) Planificação de uma atividade ou recurso com IA na biblioteca Trabalho colaborativo em grupo Sessão 8: Projeto prático (parte II) e avaliação Apresentação das atividades desenvolvidas Discussão de resultados e dificuldades Avaliação global da ação
Metodologias
Este curso de formação terá a duração de 25 horas, com oito sessões. Será organizado e desenvolvido no formato presencial. A formação seguirá uma abordagem teórico-prática, com sessões expositivas interativas, análise de casos, demonstração de ferramentas e trabalho colaborativo. Os participantes serão incentivados a refletir criticamente e a aplicar os conhecimentos adquiridos em contextos reais das suas bibliotecas escolares. A ação será avaliada mediante uma reflexão conjunta entre formadores e formandos com o preenchimento de um questionário elaborado pelo Centro de Formação e o relatório final dos formadores e dos formandos.
Avaliação
Regime de avaliação dos formandos Avaliação contínua. Participação dos formandos nas atividades a desenvolver ao longo das sessões. Avaliação dos trabalhos produzidos pelos formandos individualmente ou em grupo. Relatórios individuais dos formandos. A avaliação expressa-se de acordo com a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado na Carta Circular CCPFC-3/2007, de 26 de setembro, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua de professores
Bibliografia
UNESCO (2021). Artificial Intelligence and Education: Guidance for Policy-makers OECD (2021). AI and the Future of Skills David Gaughran (2023). ChatGPT para Bibliotecários Rede de Bibliotecas Escolares recursos e publicações sobre literacias digitais Floridi, L. (2019). The Ethics of Artificial Intelligence
Anexo(s)
Formador
António Domingos Rodrigues Pires
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 06-11-2025 (Quinta-feira) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 05-12-2025 (Sexta-feira) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 09-01-2026 (Sexta-feira) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 06-02-2026 (Sexta-feira) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 06-03-2026 (Sexta-feira) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Presencial |
6 | 03-04-2026 (Sexta-feira) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Presencial |
7 | 08-05-2026 (Sexta-feira) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Presencial |
8 | 05-06-2026 (Sexta-feira) | 10:00 - 14:00 | 4:00 | Presencial |