256

Inclusão de alunos estrangeiros em tempos de transformação digital turma T1

Apresentação

Esta ação de formação surge da necessidade crescente de integrar alunos estrangeiros no sistema educativo português, face ao aumento da diversidade linguística e cultural nas escolas. A transformação digital, aliada à inteligência artificial (IA), oferece ferramentas poderosas para apoiar a inclusão e integração destes alunos. Este curso visa capacitar os professores do ensino básico e secundário a utilizarem ferramentas digitais e soluções de IA para promover a inclusão, alinhando-se com o Plano de Atividades da entidade proponente ao: • Contribuir para a implementação de políticas educativas de inclusão. • Fortalecer as competências digitais dos docentes. • Promover práticas pedagógicas inovadoras para a integração de alunos estrangeiros, em conformidade com os princípios da educação inclusiva.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

Objetivos

• Identificar as barreiras enfrentadas por alunos estrangeiros no sistema educativo. • Explorar e aplicar ferramentas digitais para o apoio linguístico e cultural. • Utilizar a inteligência artificial para personalizar a aprendizagem dos alunos estrangeiros. • Desenvolver estratégias pedagógicas inclusivas em ambientes digitais. • Integrar políticas educativas e a transformação digital nas práticas inclusivas.

Conteúdos

Módulo 1: Desafios e Oportunidades na Inclusão de Alunos Estrangeiros (4 horas) • Diversidade cultural e linguística nas escolas portuguesas. • Desafios à inclusão: barreiras linguísticas, culturais e tecnológicas. • O papel dos professores e a inclusão digital. Módulo 2: Políticas Educacionais e Inclusão Digital (4 horas) • Enquadramento legal para a inclusão de alunos estrangeiros em Portugal. • Políticas educativas nacionais e internacionais de inclusão. • A transformação digital e a inclusão no ensino. Módulo 3: Ferramentas Digitais para a Inclusão Linguística e Cultural (6 horas) • Plataformas de tradução automática e apoio linguístico. • Ferramentas de e-learning para a aprendizagem do português. • Tecnologias que promovem a interculturalidade. Módulo 4: IA e Personalização da Aprendizagem (6 horas) • Utilização de IA para adaptar conteúdos educativos a diferentes perfis linguísticos. • Plataformas de IA para monitorizar o progresso dos alunos. • Criação de conteúdos inclusivos com base em IA. Módulo 5: Estratégias Pedagógicas para uma Sala de Aula Inclusiva e Digital (5 horas) • Metodologias ativas e colaborativas com apoio digital. • Acessibilidade e usabilidade das ferramentas digitais. • Modelos híbridos para a integração de alunos estrangeiros.

Metodologias

O curso será realizado em regime b-learning, com uma combinação de sessões online e sessões presenciais, utilizando metodologias ativas para promover a participação e a aplicação prática.

Avaliação

Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas presenciais Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua”. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado e apresentado pelos formandos.

Bibliografia

Direção-Geral da Educação. (2024). Inclusão de alunos migrantes em meio educativo. Ministério da Educação. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/EBasico/PLNM/inclusao_de_alunos_migrantes_em_meio_educativo.pdfEuropean Commission (2020). Digital Education Action Plan (2021-2027). Brussels: European Commission. [Disponível online: https://education.ec.europa.eu/focus-topics/digital-education/action-plan]Gottschalk, F., & Weise, C. (2023). Digital equity and inclusion in education: An overview of practice and policy in OECD countries (OECD Education Working Paper No. 299). Organisation for Economic Co-operation and Development. https://doi.org/10.1787/ca768d40-enMoreira, L. F. T. (2023). Um olhar sobre a educação inclusiva em Portugal. Universidade de Aveiro. https://ria.ua.pt/bitstream/10773/38015/1/30876-Texto%20do%20Trabalho-77209-1-10-20230322.pdfUNESCO (2020). Artificial Intelligence in Education: Challenges and Opportunities for Sustainable Development. Paris: UNESCO. [Disponível online: https://unesdoc.unesco.org/]

Anexo(s)

Observações

No processo de seleção serão privilegiados os formandos que pertencem às escolas associadas ao CFAE

Formador

Ivo Manuel Fontoura Rodrigues

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 06-11-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
2 13-11-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
3 20-11-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
4 27-11-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
5 11-12-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
6 15-01-2026 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
7 22-01-2026 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
8 29-01-2026 (Quinta-feira) 18:00 - 22:00 4:00 Presencial
Início: 06-11-2025
Fim: 29-01-2026
Acreditação: CCPFC/ACC-135126/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 25 h
Local: EBS Águas Santas

INSCREVER-ME