
Dilemas da avaliação pedagógica - desafios à prática docente turma T1
Apresentação
A avaliação é um dos pilares do processo educativo, colocando em tensão múltiplos dilemas. Esta oficina pretende criar um espaço de análise e partilha de experiências, permitindo aos docentes reintencionalizar as suas práticas pedagógicas, alinhando estratégias já desenvolvidas no sentido da melhoria das aprendizagens (pedagogia centrada no aluno) e reconfigurando as práticas avaliativas à luz do paradigma da educação inclusiva preconizado na legislação em vigor. A reflexão crítica será feita a partir de dilemas, como entre planificar e agir; entre o aluno passivo e o aluno ativo; entre a padronização e a flexibilidade; estas propostas remetem para o dilema da conservação e da mudança, potenciando o desenvolvimento profissional docente.
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial.
Objetivos
- Consolidar conhecimento teórico de referência sobre avaliação pedagógica. - Analisar práticas avaliativas à luz dos dilemas identificados/Identificar práticas avaliativas que promovam o envolvimento ativo dos alunos. - Praticar estratégias de avaliação formativa e diferenciada, a partir das competências do PASEO e das Aprendizagens Essenciais das respetivas disciplinas dos formandos. - Promover a capacidade de autoobservação das práticas, incentivando uma postura reflexiva e crítica para a melhoria contínua.
Conteúdos
Ensinar Aprender Avaliar: Como se articulam estes três processos? (Atividades individuais; debate; análise de práticas) Planificar Agir: Como conciliar o planeamento com a ação flexível? (proposta de casos; trabalho em pequeno grupo; análise em plenário) Padronização Flexibilidade: Como equilibrar critérios comuns e adaptações? (tipologia de instrumentos; trabalho em pequeno grupo/criação; partilha em plenário e análise 2 sessões) Aluno passivo Aluno ativo: Que estratégias promovem a participação ativa? (estratégias ativas em sala de aula)
Metodologias
Presencial: Exposição teórica breve Análise de casos práticos Trabalho colaborativo em pequenos grupos Debate e reflexão orientada Partilha da autoobservação (padrões, pontos fortes e áreas de melhoria) Experimentação de técnicas de avaliação formativa Trabalho Autónomo: - Utilização em sala de aula dos materiais elaborados e das técnicas experimentadas (autoobservação docente orientada); - Preparação das situações didáticas em parceria ou grupo; - Elaboração de reflexões individuais (portefólio) sobre o trabalho colaborativo e a utilização dos materiais com os alunos.
Avaliação
Sessões presenciais: integração e participação contextualizada em grande grupo e no trabalho em pequeno grupo. Trabalho autónomo: realização das tarefas com os pares e utilização em sala de aula com os alunos (desenvolvimento e aplicação dos materiais numa lógica autoobservação e reflexão-ação, de autoavaliação e envolvimento dos alunos); organização do portefólio (elaboração de reflexões, promovendo a consciência crítica sobre as práticas de ensino e avaliação).
Bibliografia
Ariana Cosme. 2020. Avaliação das Aprendizagens - Propostas e Estratégias de Ação - Ensino Básico e Ensino Secundário. Porto EditoraMiao, Fengchun & Holmes, Wayne (2024), Guia para IA generativa na educação e na investigação, UNESCO https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000390241OECD (2025), Trends Shaping Education 2025, OECD Publishing, Paris, https://doi.org/10.1787/ee6587fd-en.OECD (2025), Unlocking High-Quality Teaching, OECD Publishing, Paris, https://doi.org/10.1787/f5b82176-en.OECD (2015), Schooling Redesigned: Towards Innovative Learning Systems, Educational Research and Innovation, OECD Publishing, Paris, https://doi.org/10.1787/9789264245914-en.
Anexo(s)
Formador
Alexandra Maria Pereira Carneiro
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 19-11-2025 (Quarta-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Presencial |
2 | 26-11-2025 (Quarta-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Presencial |
3 | 10-12-2025 (Quarta-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Presencial |
4 | 07-01-2026 (Quarta-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Presencial |
5 | 21-01-2026 (Quarta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |