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Mar de Livros, Mar de Ideias - contributos para um Programa de Leitura na Escola turma T1

Apresentação

- A leitura é uma competência transversal que impacta diretamente o acesso ao saber, a capacidade de compreender e interpretar informações e a melhoria da expressão e da compreensão escrita e oral. A prática da leitura estimula o pensamento crítico e a curiosidade e constitui-se como uma forma eficaz de lazer e de enriquecimento pessoal. Num mundo cada vez mais dinâmico e digital é crucial formar indivíduos capazes de analisar, refletir e comunicar-se de maneira mais eficaz, tornando a leitura num pilar fundamental para o crescimento intelectual e social.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Capacitar os educadores e professores para promoverem a leitura de forma eficaz em sala de aula, desenvolvendo estratégias didáticas que incentivem o gosto pela leitura nos alunos. - Atualizar sobre novas abordagens pedagógicas e recursos tecnológicos que facilitam o ensino da leitura. - Fortalecer a capacidade de motivar os alunos, criando ambientes de leitura dinâmicos e estimulantes que favoreçam a aprendizagem contínua e o desenvolvimento de competências essenciais. - Explorar propostas da RBE e do PNL sobre programas de leitura nos AE/ENA. - Constituir um programa de leitura para o AE/ENA.

Conteúdos

- 1.ª e 2.ª sessões (2h síncronas e 3h assíncronas) - Apresentação dos formandos, conteúdos e avaliação dos formandos. Familiarização com a plataforma digital de suporte à formação. Razões que justificam a necessidade de um trabalho transversal no sentido da promoção da leitura. Como pode a biblioteca escolar reforçar práticas de leitura no AE/ENA. Análise das práticas de promoção da leitura nos AE/ENA dos formandos com a construção de um mapa mental. 3.ª e 4.ª sessões (2h síncronas e 3h assíncronas) –Tipos e contextos de leitura. Conceito de literacia da leitura. Objetivos de leitura. O mediador na promoção da leitura. O perfil do leitor e a seleção de leituras. Conhecer o referencial “Aprender com a Biblioteca escolar”. 5.ª e 6.ª sessões (2h síncronas e 3h assíncronas) – Matriz de um programa de leitura para um agrupamento ou escola não agrupada. Diagnóstico da situação. Preparação de um projeto continuado de leitura. 6.ª e 7.ª sessões (2h síncronas e 3h assíncronas) - Estratégias e atividades de leitura. Comunidades de leitores e plataformas digitais de partilha de leituras. A leitura autónoma. Da compreensão leitora à expressão escrita. A elaboração de guiões de apoio à leitura orientada. 9.ª e 10ª sessões (2h síncronas e 3h assíncronas) O papel das bibliotecas escolares na implementação de um programa de leitura. Parceiros na preparação e aplicação do programa de leitura. Monitorização do programa de leitura. A divulgação estratégica de práticas de leitura na escola. 11.ª e 12.ª sessões (3h síncronas e 2h assíncronas) Propostas de trabalho: Apresentação e discussão dos programas de leitura planificados pelos formandos. Reflexão crítica sobre as aprendizagens realizadas na formação.

Metodologias

- A formação terá 12 sessões. A distribuição em 13 horas de sessões síncronas e 17 h de sessões assíncronas. Desenvolvido em apresentações teórico-práticas e atividades práticas e fóruns de discussão. A formadora tem o papel de promotora e facilitadora da reflexão sobre as questões atuais da leitura, das práticas de sala de aula e das bibliotecas escolares, visando o desenvolvimento alicerçado em critérios de eficácia e qualidade. Serão criadas oportunidades de trabalho individual e em grupo/pares, privilegiando propostas integradoras de carácter prático, em ligação com os contextos de cada escola/agrupamento.

Avaliação

De acordo com o Regulamento para a Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua do CCPFC: - Os formandos têm de cumprir um mínimo de dois terços do tempo previsto para as sessões presenciais; - Têm de apresentar em sessão presencial conjunta o resultado do trabalho autónomo, ou seja, a concretização no terreno das metodologias, materiais e recursos tecnológicos no âmbito da sua área disciplinar; - Têm de elaborar uma reflexão crítica final. A avaliação a atribuir aos formandos é expressa numa classificação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, tendo como referente as seguintes menções: Excelente – de 9 a 10 valores; Muito Bom – de 8 a 8,9 valores; Bom – de 6,5 a 7,9 valores; Regular – de 5 a 6,4 valores; Insuficiente – de 1 a 4,9 valores.

Bibliografia

- Ramos, R. (2015). O texto e a leitura literária na biblioteca escolar: fundamentos estratégias e atividades [Em linha]. Biblioteca RBE nº9. Lisboa: Rede de Bibliotecas Escolares. Retirado de: https://www.rbe.mec.pt/np4/file/680/bibliotecarbe9.pdf- Desmurget, Michel. (2024). Ponham-nos a Ler! A leitura como antídoto para os cretinos digitais. Contraponto Editores.- Prole, António (s.d.). Como fazer um projeto de promoção da leitura [Em Linha]. Casa da Leitura. Retirado de: http:// http://www.casadaleitura.org/portalbeta/bo/documentos/manual_instrucoes_projectos_a_C.pdf- Portugal. Rede de Bibliotecas Escolares. Aprender com a biblioteca escolar. 2.ª edição, revista e aumentada / coord. Elsa Conde, Isabel Mendinhos e Paula Correia. Retirado em https://www.rbe.mec.pt/np4/%7B$clientServletPath%7D/?newsId=99&fileName=referencial_2017_impres.pdf- J. C. (2016). El método definitivo para tener hijos lectores: consejos y recetas milagrosas que garantizan el éxito escolar. [Em linha] Barcelona, Fundación Bancaria “La Caixa” y la Fundación Jaume Bofill, 2017. Retirado de: https://ia903207.us.archive.org/5/items/2016ElMetodoDefinitivoParaTenerHijosLectores/2016_el-metodo-definitivo-para-tener-hijos-lectores_consejos-y-recetas-milagrosas-que-garantizan-el-exito-escolar.pdf

Anexo(s)

Formador

Maria Filomena Rocha Alves

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 11-02-2026 (Quarta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
2 25-02-2026 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online assíncrona
3 04-03-2026 (Quarta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
4 11-03-2026 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online assíncrona
5 18-03-2026 (Quarta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
6 25-03-2026 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online assíncrona
7 15-04-2026 (Quarta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
8 22-04-2026 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online assíncrona
9 29-04-2026 (Quarta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
10 06-05-2026 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online assíncrona
11 13-05-2026 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
12 20-05-2026 (Quarta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online assíncrona
Início: 11-02-2026
Fim: 20-05-2026
Acreditação: CCPFC/ACC-136312/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 30 h
Local: online

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