As Atividades de Surfing em contexto escolar turma T1
Apresentação
• Dificuldade em abordar as atividades náuticas de Surfing em contexto escolar resultante das questões técnicas e da segurança dos alunos; • Dificuldade em adaptar as principais técnicas de ensino das atividades de Surfing à realidade material das escolas. • Necessidade de reforçar o apoio técnico/formação dos professores à solução de problemas inerentes aos níveis de execução dos elementos técnicos das diferentes atividades de Surfing – Bodyboard e Surf. • Necessidade de corresponder à tendência crescente na sociedade, da procura desportiva por atividades de Exploração da Natureza. • Enquadrar as atividades de Surfing, nas suas dimensões técnica, organizativa e ecológica, na oferta das atividades físicas e desportivas de exploração da Natureza em contexto escolar.
Destinatários
docentes dos grupos 260, 620 e 910
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de docentes dos grupos 260, 620 e 910. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de docentes dos grupos 260, 620 e 910.
Objetivos
• Valorização das atividades de Surfing como recurso educativo e formativo da Educação Física e Desportiva. • Incrementar e diversificar as abordagens das atividades de Surfing adaptadas às condições materiais existentes nas escolas, facilitadoras da ação pedagógica. • Desenvolvimento de um maior número de projetos desportivos escolares no âmbito das atividades desportivas náuticas. • Desenvolvimento de uma cultura desportiva de valorização do mar e das atividades náuticas. • Reconhecimento da abordagem das atividades de Surfing como um importante meio pedagógico de ligação da escola à comunidade.
Conteúdos
1. As atividades de Surfing no contexto escolar: a. As diferentes atividades de surfing - breves considerações teóricas sobre a sua história, regulamentação, organização e quadro evolutivo. b. A importância da abordagem das atividades de surfing na escola – os quês, os porquês e os comos. Na psicomotricidade da criança. c. As questões das técnicas e as questões da segurança dos praticantes do Surfing. 2. Abordagem metodológica do processo de ensino/aprendizagem das atividades de Surfing – Bodyboard e Surf a. Princípios gerais da formação da ondulação, marés, correntes, ventos e meteorologia. b. Normas de segurança, equipamento e material adequado ao Bodyboard e Surf c. Manobras em terra – surf seco d. A organização da sessão no mar e. Técnicas básicas das atividades do Bodyboard e Surf Técnica de remada Sentar e Virar a Prancha Técnicas de “Stand-Up” (Surf) . Técnicas de apanhar ondas – na espuma e em ondas Técnica de passar a rebentação (Duckdive) Noções básicas dos movimentos/manobras específicas Tipos de viragens: “bottom-turn”, em “frontside” e “backside” Técnicas de arranque em ângulo: cortar para a direita e para a esquerda Técnica de subida e descida da onda- “trimming 3. Aplicação das aprendizagens a outras situações e a outros materiais didáticos. 4. Princípios da prática das atividades do Surf e Bodyboard com populações especiais.
Anexo(s)
Formador
Nuno Azevedo
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 13-09-2025 (Sábado) | 08:30 - 14:30 | 6:00 | Presencial |