277

Atuação docente na educação para a sexualidade na aplicação do PRESSE turma T1

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

No âmbito da Portaria n.o 196-A/2010, publicada a 9 de abril, a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente. Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

– Desenvolvimento de competências definidas pelo Programa PRESSE. – Reforço das competências técnico-pedagógicas dos docentes na área da educação para a saúde-educação sexual; – Promoção da partilha de experiências; – Planificação de um Projeto de Intervenção na área da Educação Sexual em Saúde Escolar; – Implementação do programa PRESSE (Programa Regional de Educação Sexual em Saúde Escolar) aos alunos do 1º, 2º, 3º ciclo do ensino básico; – Introdução de novas práticas utilizando os resultados obtidos na oficina.

Conteúdos

A- Sessões presenciais conjuntas (com recurso a metodologias ativas): I - Apresentação da ação: efeitos esperados, conteúdos a abordar, metodologias, regime de avaliação da ação e dos formandos II – Apresentação do Projeto PRESSE: objetivos, conteúdos e avaliação. Contextualização legal da Educação Sexual em Meio Escolar. III – Abordagem teórica dos seguintes temas/conteúdos: 1) Sexualidade Humana: 1.1 – Conceito de sexualidade humana; 1.2 - História e mitos sobre a sexualidade; 1.3 – Sexualidade e a infância; 1.4 – Sexualidade e adolescência. 2- Saúde Sexual e Reprodutiva 2.1 – Fisiologia da Sexualidade; 2.2 – Comportamentos Sexuais; 2.3 – Reprodução Humana; 2.4 – Contraceção e Planeamento Familiar; 2.5 – VIH/Sida e outras Infeções Sexualmente Transmissíveis; 3 – Expressões da Sexualidade e Diversidade 3.1 – Sexualidade e Família; 3.2 – Papeis e estereótipos de género; 3.3 – Afetividade; 3.4 – Orientação Sexual; 3.5 – Identidade Sexual; 3.6 – Sexualidade e pessoa com deficiência; 3.7 – Compreensão ética da sexualidade humana. 4 – Relações interpessoais 4.1 – Assertividade; 4.2 – Autoestima e autoconceito; 4.3 – Abuso sexual de menores. 5 – Educação sexual em meio escolar 5.1 – Objetivos da educação sexual; 5.2 – Modelos de educação sexual; 5.3 – Perfil do agente de educação sexual; 5.4 – Metodologias técnicas e Pedagógicas em educação sexual. B- Sessões de trabalho autónomo: 1-Planificação de um Projeto de Intervenção; 2- Experimentação de algumas atividades/materiais pedagógicos na escola/turma; 3- Avaliação das atividades implementadas e/ou dos materiais produzidos e dos resultados obtidos; C - Sessões presenciais conjuntas: 1- Partilha e análise dos resultados da implementação das atividades e/ou da aplicação de materiais produzidos/adaptados no âmbito desta oficina e experimentados com os alunos; 2- Avaliação da ação

Metodologias

Presencial: – Sessões teórico-práticas onde se privilegia a participação ativa de todos os formandos; – Conceção e implementação de um projeto de educação sexual para aplicar em turma, que consiste na planificação das sessões e das atividades a desenvolverem com os alunos, assim como na construção/adaptação de materiais pedagógicos. – Apresentação, análise e partilha, em plenário, dos resultados obtidos Trabalho autónomo: Aplicação, numa turma do formando, do projeto desenvolvido em sessões presenciais.

Avaliação

Os formandos são avaliados de acordo com as regras previstas no regulamento interno do centro de formação bem como a legislação vigente aplicável. Os formandos serão informados que a para sua avaliação serão tidos em conta os seguintes parâmetros/critérios: - Participação nas sessões presenciais – em que será tido em conta a realização das tarefas nas sessões presenciais; - Relatório/trabalho de reflexão individual – onde deverá constar memória descritiva do trabalho do formando nas sessões presenciais e o produto do trabalho autónomo apresentado.

Bibliografia

PRESSE-BOOK: Formação de Professores PRESSE-BOOK: 1º ciclo PRESSE-BOOK: 2º ciclo PRESSE-BOOK: 3º ciclo PRESSE-BOOK: ensino secundário

Anexo(s)

Formador

Maria Helena Campos Couto

Maria Fernanda Azevedo de Matos Silva

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 19-12-2025 (Sexta-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
2 19-12-2025 (Sexta-feira) 14:00 - 18:00 4:00 Presencial
3 22-12-2025 (Segunda-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
4 22-12-2025 (Segunda-feira) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
5 02-07-2026 (Quinta-feira) 09:00 - 11:30 2:30 Presencial
Início: 19-12-2025
Fim: 02-07-2026
Acreditação: 10
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 35 h
Local: ES Trofa