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Promoção do Bem-Estar Nas Organizações Escolares turma T1

Apresentação

O bem-estar na escola é crucial para melhorar os resultados académicos, para o desenvolvimento psicológico harmonioso e para a integração social positiva dos alunos, bem como para a motivação e o desempenho dos professores” – palavras da DGE, introduzindo dois guias europeus recentes com recomendações e diretrizes para enfrentar os desafios de bem-estar com que jovens e professores se estão a confrontar, espelhando a importância atribuída a esta problemática. Os professores são dos profissionais com maiores índices de stresse e de exposição ao risco, muito devido a comportamentos desafiantes dos alunos, que têm aumentado bastante nos últimos anos. Considerando que a prevenção e o tratamento dos problemas de saúde mental constituem dos maiores desafios em contexto escolar, esta ação de formação pretende debater diversas questões em torno desta temática, entre elas, a forma como os professores, sujeitos atualmente a níveis crescentes de stresse, podem gerir as dificuldades quotidianas. Visa também promover o bem-estar psicológico dos docentes, através da abordagem de algumas estratégias de relaxamento e desenvolvimento pessoal e de práticas pedagógicas mais inclusivas. Com a adoção deste tipo de estratégias, algumas das quais poderão ser aplicadas aos próprios alunos, pretende-se igualmente apoiá-los na gestão dos seus níveis de tensão, construindo ambientes de aprendizagem mais propícios a uma interação saudável e consolidando o bem-estar generalizado nos contextos educativos.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

Objetivos

* Aumentar o bem-estar nas organizações escolares. * Dinamizar práticas pedagógicas mais inclusivas. * Aprender estratégias para reduzir ou eliminar a ansiedade e o stresse. * Evitar o burnout. * Prevenir o aparecimento de doenças resultantes da exposição a fatores de stresse. * Reduzir o absentismo motivado por doenças resultantes da exposição a fatores de stresse. * Promover uma cultura de atenção ao outro, são convívio, colaboração e inclusão.

Conteúdos

1. Conceitos de: stresse, ansiedade, burnout e coping. 2. Sintomas de stresse: físicos, psicológicos, comportamentais e sociais. 3. Distinção entre stresse negativo (distress) e stresse positivo (eustress). 4. Fases do stresse: alerta; resistência e exaustão. 5. Fontes de stresse. 6. Apresentação de 3 estudos científicos portugueses sobre “Stresse Ocupacional nos Professores”. 7. Fatores de stresse nos professores. 8. Custos do stresse. 9. Programas de Gestão de Stresse: individuais e organizacionais. 10. Distinção entre intervenções primárias, secundárias e terciárias. 11. Estratégias de coping: a) de controlo e confronto; b) de escape ou evitamento; c) de gestão de sintomas. 12. A importância do bem-estar e da saúde mental. 13. Apresentação de estudos científicos que evidenciam benefícios deste tipo de práticas na saúde física e mental dos indivíduos. 14. Dinamização de práticas pedagógicas inclusivas. 15. Articulação com o PES, CD e DAC para promover a inclusão, o bem-estar e a saúde mental. 16. Exercícios práticos. 17. Balanço, avaliação e conclusão do processo formativo. * Do ponto 1 ao ponto 15 - Sessões online síncronas (8 sessões de 02H30) * Pontos 16 e 17 - sessões presenciais (2 sessões de 02H30)

Metodologias

A formação será organizada em regime híbrido e recorrerá a metodologias ativas. Pretende-se iniciar a exposição de conteúdos com um levantamento dos conhecimentos e experiências prévios dos formandos, de forma a valorizar os conhecimentos e competências já adquiridos em contexto real. Sempre que possível, serão privilegiadas metodologias ativas na abordagem aos conteúdos da ação, nomeadamente através de discussão de situações, aplicação a casos práticos, visualização de vídeos, apresentações áudio, realização de exercícios práticos, entre outros.

Avaliação

- Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas presenciais. - A avaliação dos formandos será contínua e participada por todos os intervenientes e assentará na participação nas dinâmicas das sessões presenciais, bem como na elaboração de um trabalho individual/documento final de reflexão crítica individual sobre a experiência pessoal derivada da participação na Ação e implicações na prática letiva, de acordo com os critérios previamente estabelecidos ao nível do Centro de Formação, com a legislação em vigor e com as orientações do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua; - A avaliação dos formandos é quantitativa e expressa numa escala de 1 a 10, com a correspondente menção qualitativa, conforme referencial constante da legislação em vigor e que a seguir se explicita: Excelente - de 9 a 10 valores; Muito Bom - de 8 a 8,9 valores; Bom - de 6,5 a 7,9 valores; Regular - de 5 a 6,4 valores; Insuficiente - de 1 a 4,9 valores.

Bibliografia

Mellin, Laurel. (2012). A Inteligência Das Emoções. Lisboa: Matéria-Prima Edições. ISBN: 978-989-8461-06-3.Réquéna, Yves. (2012). Movimientos para la felicidad – Wu Dang Qi Gong. España: Puresa. ISBN: 978-84-87403-94-1.Aubry, Jocelyne, & Ho-Han Chang. (1999). A Cura Pelo Do-In – Os seus Dedos Podem Curar. Porto: Publicações Prevenção Saúde. ISBN: 972-8466-05-6.Duarte, Leonel José Marques. (2013). The Influence of Qi Gong on Adolescents’ Attention. Dissertação de Mestrado em Medicina Tradicional Chinesa. ICBAS. Universidade do Porto.European Union (2024).

Anexo(s)

Formador

Daniela Fernanda Borges Leal

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 13-01-2026 (Terça-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Presencial
2 15-01-2026 (Quinta-feira) 17:30 - 21:30 4:00 Online síncrona
3 21-01-2026 (Quarta-feira) 17:30 - 21:30 4:00 Online síncrona
4 27-01-2026 (Terça-feira) 17:30 - 21:30 4:00 Online síncrona
5 03-02-2026 (Terça-feira) 17:30 - 21:30 4:00 Online síncrona
6 10-02-2026 (Terça-feira) 17:30 - 21:30 4:00 Online síncrona
7 11-02-2026 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
Início: 13-01-2026
Fim: 11-02-2026
Acreditação: CCPFC/ACC-137489/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 25 h
Local: EBS Águas Santas

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