Reconfigurar práticas profissionais nas dimensões: Pedagógicas, Espaços e Tecnologias no 1.º CEB turma T3
Apresentação
O paradigma da Educação 5.0 convida à articulação entre os ambientes físicos e digitais de aprendizagem, a reinvenção dos métodos pedagógicos e a integração significativa da tecnologia. O Projeto SUPERTABi tem promovido, desde 2015, uma abordagem transformadora que alia o espaço (layout e ambiente), a pedagogia (metodologias ativas e centradas no aluno) e a tecnologia (dispositivos móveis, IA, plataformas digitais), ao serviço de uma escola mais inovadora, inclusiva e eficaz. Esta ação visa capacitar os docentes para desenharem práticas pedagógicas alinhadas com estes princípios, criando cenários autênticos e relevantes para os seus contextos educativos.
Destinatários
Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo;.
Objetivos
• Promover a reflexão sobre o papel do espaço, da pedagogia e da tecnologia na transformação das aprendizagens; • Explorar estratégias de reconfiguração do espaço educativo físico e digital; • Conhecer e aplicar metodologias pedagógicas ativas (aprendizagem cooperativa, sala de aula invertida, metodologia de projeto, gamificação, entre outras); • Integrar tecnologias digitais emergentes (IA, dispositivos móveis, ambientes híbridos) no planeamento e desenvolvimento de práticas letivas; • Desenvolver um projeto de implementação prática em contexto de sala de aula alinhado com os princípios do Projeto SUPERTABi.
Conteúdos
Módulo 1 – Pedagogia Inovadora e Cenários Ativos de Aprendizagem - Educação 5.0 e os seus princípios básicos - Metodologias ativas: princípios, desafios e boas práticas - Avaliação autêntica e autorregulação das aprendizagens Módulo 2 – Espaços Educativos e Ambientes de Aprendizagem - Reorganização do espaço físico: flexibilidade, conforto, acessibilidade - Ambientes digitais e híbridos: LMS, plataformas colaborativas, design instrucional Módulo 3 – Tecnologia com Intencionalidade Pedagógica - Ferramentas digitais para aprendizagem ativa e personalizada - Dispositivos móveis e inteligência artificial em contexto educativo - Cibersegurança, ética digital e regulação no uso da tecnologia Módulo 4 – Laboratório SUPERTABi: Planeamento e Experimentação - Co-criação de cenários pedagógicos (SUPERTABi Lab) - Implementação em sala de aula com acompanhamento formativo - Partilha de resultados e reflexão colaborativa
Metodologias
Presencial: A oficina de formação desenvolve-se num modelo de aprendizagem invertida e cooperativa, promovendo a participação ativa dos formandos. Nas sessões presenciais ou online, são dinamizadas atividades práticas, análise de casos e co-construção de soluções com base no trabalho e conteúdos previamente explorados em regime autónomo de cada módulo. Nas sessões presenciais e síncronas será usado um modelo ativo, colaborativo e reflexivo, com: - Exposição dialogada de conceitos; - Trabalho de grupo e dinâmicas colaborativas. Trabalho autónomo: O trabalho autónomo inclui leitura crítica, exploração de ferramentas e planificação de cenários, sendo acompanhado em fóruns colaborativos. Será privilegiada uma abordagem reflexiva, prática e orientada para a aplicação em contexto real de sala de aula, através de: - Exploração de ferramentas digitais; - Observação e análise de práticas pedagógicas; - Construção e implementação de um projeto pedagógico individual ou em equipa.
Avaliação
Os formandos são avaliados de acordo com as regras previstas no regulamento interno do centro de formação bem como a legislação vigente aplicável. Os formandos serão informados que a para sua avaliação serão tidos em conta os seguintes parâmetros/critérios: - Participação nas sessões e trabalhos realizados (formativa e contínua); - Apresentação do projeto de implementação e reflexão crítica (sumativa), onde deverá constar memória descritiva do trabalho do formando nas sessões presenciais e o produto do trabalho autónomo apresentado.
Bibliografia
Carvalho, R. Utilização De Um Ambiente Imersivo Virtual Num Contexto Didático-Pedagógico. Challenges 2021, Desafios Do Digital: Livro De Atas, 45. Cosme, A. (2018). Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC): Estudo Avaliativo da Experiência Pedagógica Desenvolvida em 2017/2018 ao abrigo do Despacho nº 5708/2017. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - Universidade do Porto. Lencastre, J. A., Bento, M., & Magalhães, C. (2016). Mobile Learning: potencial de inovação pedagógica. In Tânia Maria Hetkowski & Maria Altina Ramos (orgs.), Tecnologias e processos inovadores na educação (pp. 159-176). Curitiba: Editora CRV. MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, L.; MORAN, J. (Orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. Silva, M. A. (2000). Do poder mágico da formação às práticas de formação com projecto e à avaliação reflexiva. Revista Portuguesa de Educação, 13(1), 77-109.
Anexo(s)
Formador
Marco Alexandre Carvalho Bento
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 28-01-2026 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
| 2 | 18-02-2026 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
| 3 | 18-03-2026 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
| 4 | 25-03-2026 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
| 5 | 15-04-2026 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
| 6 | 06-05-2026 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
| 7 | 27-05-2026 (Quarta-feira) | 18:00 - 22:00 | 4:00 | Online síncrona |
| 8 | 25-06-2026 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |