291

Oficina de teatro - Nível II turma T2

Apresentação

A escola não pode ser um mero local de transmissão de saber e deverá passar a ser um espaço de procura conjunta de soluções que envolva todos os agentes da comunidade educativa. É neste enquadramento que surge a proposta de dinamização de uma oficina de teatro, que desenvolva métodos e estratégias que privilegiem espaços lúdicos, de jogo dramático coletivo e diferentes formas de linguagem como a corporal, a verbal e a plástica. A apropriação destas linguagens e a compreensão e interiorização de regras do funcionamento em grupo, ampliam as possibilidades criativas dos participantes e permitem-lhes uma maior abertura para o jogo físico, sensorial e social que estabelecem, quer com os outros participantes, quer, posteriormente, em projetos com a comunidade educativa. A estruturação desta oficina de teatro em dois cursos de formação, um de iniciação, nível I e outro de aprofundamento, nível II, permite trabalhar com grupos mais homogéneos de modo a potenciar mais eficazmente os impactes da formação. No processo de seleção de formandos para a frequência desta ação, o centro de formação atuará no sentido de garantir que a ação vise “capacitar os docentes a envolver-se na construção do que o Decreto-Lei 55l21l8 designa por «Domínios de Autonomia Curricular» ou as ações relacionadas com o trabalho de cooperação entre professores com o propósito de desenvolver iniciativas relacionadas com as medidas curriculares e pedagógicas previstas no Decreto-Lei54” (da carta circular nº. 1 de 2019 do CCPFC).

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Ensino Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Ensino Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Ensino Especial.

Objetivos

− Apresentar percursos diversificados da atividade docente, com vista ao desenvolvimento de competências nos alunos nas áreas da dramaturgia e escrita criativa, encenação e produção de um espetáculo performativo; − Valorizar a diversificação de abordagens aos conteúdos curriculares de diferentes disciplinas, nos vários níveis de ensino; − Aprofundar os conhecimentos na área da História do Teatro; − Reconhecer questões relacionadas com as caraterísticas de algumas dramaturgias contemporâneas.

Conteúdos

− Apresentação dos participantes e clarificação dos objetivos, conteúdos, metodologia, regime e critérios de avaliação dos formandos (±30 minutos). − Teatro em Portugal – das origens à atualidade (±30 minutos). − Dramaturgia contemporânea portuguesa. (±30 minutos). − Dramaturgia contemporânea europeia. (±30 minutos). − A respiração: diversas formas de respiração; (±30 minutos). − A voz: colocação e projeção ( 1 hora). − A concentração e o equilíbrio: alguns exercícios práticos (1 hora) − Jogos dramáticos (1hora) − Projeto final: conceção e concretização de todos os passos necessários à apresentação de um espetáculo de artes performativas, desde a escolha do texto ou tema de trabalho até à apresentação ao público, passando pela dramaturgia, encenação, música (composição e banda sonora), ensaios, promoção e publicidade, tecnologia de luz e som, tecnologias audiovisuais, cenários e figurinos. (6 horas e 30 minutos) Nota: a concretização do projeto poderá ser realizada durante a prática pedagógica, em contexto sala de aula e adaptada aos conteúdos programáticos da área disciplinar dos participantes. − Avaliação da ação: 30 minutos

Metodologias

As sessões terão um carácter teórico-prático, prevendo-se o recurso a: breves exposições, observação comentada de imagens e/ou textos, exercícios práticos de respiração, concentração, equilíbrio, relaxamento, colocação e projeção de voz; jogos de interação, jogos dramáticos, planificação de um projeto com apresentação e reflexão conjunta.

Avaliação

Os formandos são avaliados de acordo com as regras previstas no regulamento interno do cfae maiatrofa bem como a legislação vigente aplicável. Os formandos são informados no início da ação, que para a sua avaliação são tidos em conta os seguintes parâmetros/critérios: - participação nas sessões presenciais; - relatório/trabalho de reflexão individual.

Bibliografia

COSME, (Ariana). Autonomia e Flexibilidade Curricular, Porto Editora, 2018.INBERNÓN, F. (2001) «Claves para uma nueva formación del professorado». Investigación en la Escuela, nº43PEDRO, (António). Escritos sobre Teatro, T.N.S.J., ed. Cotovia,/ Angelus Novus,2001WEIL, P. e TOMPAKOW, R. (1991) O corpo fala: a linguagem silenciosa da comunicação não-verbal, Petróplois: VozesDecreto lei 54/2018, 6 de julho de 2018 e Decreto lei 55/2018 6 de julho de 2018

Anexo(s)

Observações

No processo de seleção serão privilegiados os formandos que pertencem às escolas associadas ao CFAE

Formador

Hugo Miguel Pinto de Sousa

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 03-03-2026 (Terça-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
2 10-03-2026 (Terça-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
3 17-03-2026 (Terça-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
4 24-03-2026 (Terça-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
5 31-03-2026 (Terça-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
Início: 24-02-2026
Fim: 24-03-2026
Acreditação: CCPFC/ACC-123643/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 12:30 h
Local: EBS Águas Santas

INSCREVER-ME