Ler e escrever o mundo em nós turma T1
Apresentação
A escrita criativa é uma ferramenta inestimável de expressão do ser humano. Ela revela a forma como vemos o mundo e o que o mundo revela em nós. Permite explorar as nossas experiências e contribuir para uma melhoria na sociedade. Nesta ação pretende-se trabalhar com os formandos técnicas e metodologias que poderão ser aplicadas com os seus alunos de forma a permitir que desenvolvam e expressem a sua voz verdadeira e autêntica.
Destinatários
Professores dos grupos 100,110,200,210 e 220
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 100,110,200,210 e 220. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 100,110,200,210 e 220.
Objetivos
1. Reconhecer e compreender a influência da leitura e da escrita no desenvolvimento pessoal. 2. Dotar os formandos de ferramentas que lhes permitam explorar a escrita criativa como processo de autoconhecimento e de leitura do mundo. 3. Experimentar estratégias lúdicas e criativas que conduzam ao desenvolvimento do gosto pela escrita. 4. Partilhar saberes e experiências numa dinâmica de aprendizagem colaborativa.
Conteúdos
Sessão 1 - 2h - Apresentação do formador e dos formandos. - Funcionamento do curso e caraterísticas dos trabalhos a desenvolver ao longo do mesmo. - Apresentação da bibliografia fundamental para este curso e algumas propostas de trabalho iniciais para desbloqueio da criatividade. Sessão 2 - 2h - A escrita criativa como jornada de autoconhecimento. - Os livros que me fizeram. Influência dos livros que lemos ou que nos leram na infância. Sessão 3 - 2h - Partilha no grupo das atividades/reflexões realizadas individualmente. - Episódios marcantes da infância. Situações inspiradoras para uma escrita criativa como ferramenta de autoconhecimento. Sessão 4 - 2h - Partilha no grupo das atividades/reflexões realizadas individualmente. - Recordações de infância (objetos/fotografias/lugares/cheiros/comidas) como fonte de inspiração para uma escrita criativa e de autoconhecimento. Sessão 5 - 2h - Partilha no grupo das atividades/reflexões realizadas individualmente. - Escolhas múltiplas sem filtro. Sessão 6 - 2h - Partilha no grupo das atividades/reflexões realizadas individualmente. - Baralhando histórias. Sessão 7 - 2h - Partilha no grupo das atividades/reflexões realizadas individualmente. - A criação de um mundo fictício. Sessão 8 - 2h - Partilha no grupo das atividades/reflexões realizadas individualmente. - A escrita pelos afetos. O exemplo de um livro digital sobre os Animais de estimação. Sessão 9 - 2h - Partilha no grupo das atividades/reflexões realizadas individualmente. - Tradição oral, a identidade cultural de um povo. - Contos e Rimas infantis (adivinhas, lengalengas, trava-línguas, cantigas, provérbios). Sessão 10 - 2h - Partilha no grupo das atividades/reflexões realizadas individualmente. - A poesia e a escrita criativa. O exemplo do Bestiário. Sessão 11 - 2h - Partilha no grupo das atividades/reflexões realizadas individualmente. - Como encontrar inspiração. Sessão 12 - 3h - Partilhas finais. - Avaliação do curso.
Metodologias
As sessões decorrerão em modalidade de e-learning. Cada sessão terá a duração de duas horas, com exceção da última que será de três horas, num total de vinte e cinco horas de formação. Em cada sessão haverá uma hora de trabalho síncrono, em que será feita a abordagem teórica aos conteúdos e explicitada uma tarefa para ser desenvolvida em regime de trabalho assíncrono. No início de cada sessão de trabalho síncrono haverá também a partilha das tarefas/reflexões relativas à sessão anterior. Todos os trabalhos realizados pelos formandos nos seus tempos de trabalho assíncrono serão colocadas numa plataforma de e-learning. Distribuição de horas: online síncrono 12 e online assíncrono 13.
Avaliação
O instrumento de avaliação será um portefólio individual resultante do conjunto de todas as atividades/reflexões desenvolvidas pelos formandos ao longo das sessões e colocadas na plataforma de e-learning, bem como uma reflexão pessoal sobre o curso e o trabalho desenvolvido. A avaliação expressa-se de acordo com a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado na Carta Circular CCPFC-3/2007, de 26 de setembro, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua de professores
Bibliografia
- Julia, C. (2020). O Caminho do Artista. Brochado Lua de Papel- Holanda, A. (2018). Como se encontrar na escrita: O caminho para despertar a escrita afetuosa em você. Bicicleta Amarela- Kleon, A. (2018). A arte do gamanço : aprenda a roubar como um artista : 10 coisas que nunca ninguém lhe disse sobre criatividade. Lisboa: Plátano- Goldberg, N. (2008) Escrevendo com a Alma. Liberte o Escritor que há em você. Editor Martins Fonte- King, S. (2020). Escrever, Memórias de um Ofício. Bertrand Editora
Anexo(s)
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 13-04-2026 (Segunda-feira) | 18:00 - 19:00 | 1:00 | Online síncrona |
| 2 | 13-04-2026 (Segunda-feira) | 19:00 - 20:00 | 1:00 | Online assíncrona |
| 3 | 16-04-2026 (Quinta-feira) | 18:00 - 19:00 | 1:00 | Online síncrona |
| 4 | 16-04-2026 (Quinta-feira) | 19:00 - 20:00 | 1:00 | Online assíncrona |
| 5 | 20-04-2026 (Segunda-feira) | 18:00 - 19:00 | 1:00 | Online síncrona |
| 6 | 20-04-2026 (Segunda-feira) | 19:00 - 20:00 | 1:00 | Online assíncrona |
| 7 | 23-04-2026 (Quinta-feira) | 18:00 - 19:00 | 1:00 | Online síncrona |
| 8 | 23-04-2026 (Quinta-feira) | 19:00 - 20:00 | 1:00 | Online assíncrona |
| 9 | 27-04-2026 (Segunda-feira) | 18:00 - 19:00 | 1:00 | Online síncrona |
| 10 | 27-04-2026 (Segunda-feira) | 19:00 - 20:00 | 1:00 | Online assíncrona |
| 11 | 30-04-2026 (Quinta-feira) | 18:00 - 19:00 | 1:00 | Online síncrona |
| 12 | 30-04-2026 (Quinta-feira) | 19:00 - 20:00 | 1:00 | Online assíncrona |
| 13 | 04-05-2026 (Segunda-feira) | 18:00 - 19:00 | 1:00 | Online síncrona |
| 14 | 04-05-2026 (Segunda-feira) | 19:00 - 20:00 | 1:00 | Online assíncrona |
| 15 | 07-05-2026 (Quinta-feira) | 18:00 - 19:00 | 1:00 | Online síncrona |
| 16 | 07-05-2026 (Quinta-feira) | 19:00 - 20:00 | 1:00 | Online assíncrona |
| 17 | 11-05-2026 (Segunda-feira) | 18:00 - 19:00 | 1:00 | Online síncrona |
| 18 | 11-05-2026 (Segunda-feira) | 19:00 - 20:00 | 1:00 | Online assíncrona |
| 19 | 14-05-2026 (Quinta-feira) | 18:00 - 19:00 | 1:00 | Online síncrona |
| 20 | 14-05-2026 (Quinta-feira) | 19:00 - 20:00 | 1:00 | Online assíncrona |
| 21 | 18-05-2026 (Segunda-feira) | 18:00 - 19:00 | 1:00 | Online síncrona |
| 22 | 18-05-2026 (Segunda-feira) | 19:00 - 20:00 | 1:00 | Online assíncrona |
| 23 | 21-05-2026 (Quinta-feira) | 18:00 - 19:00 | 1:00 | Online síncrona |
| 24 | 21-05-2026 (Quinta-feira) | 19:00 - 21:00 | 2:00 | Online assíncrona |