PROJETO
INCLUSÃO DE ALUNOS MIGRANTES EM PORTUGAL
Num mundo em constante mobilidade, marcado por fluxos migratórios intensos, as escolas tornaram-se espaços privilegiados de encontro entre diferentes culturas, línguas e vivências. Portugal tem acolhido um número crescente de crianças e jovens migrantes, o que coloca à escola o desafio (e a oportunidade) de garantir uma resposta educativa inclusiva, equitativa e culturalmente sensível.
A inclusão de alunos migrantes vai muito além da integração linguística; implica acolher com empatia, respeitar a diversidade, garantir o direito à aprendizagem e promover o sentimento de pertença. É um dever ético, social e pedagógico que envolve toda a comunidade educativa.
Este projeto foi criado no âmbito do webinar/ação de curta duração (ACD) "Acolher, Incluir, Ensinar: Alunos Migrantes na Escola Portuguesa", iniciativa dos Representantes AFC da Rede Collaborare, da qual faz parte o CFAE maiatrofa, que reuniu docentes e técnicos educativos para refletir sobre práticas de acolhimento e inclusão de alunos migrantes no sistema educativo português.
A página nasce, assim, como recurso complementar e dinâmico a essa formação, com o intuito de divulgar materiais, estratégias, legislação, boas práticas e testemunhos que possam inspirar e apoiar o trabalho quotidiano nas escolas.
Nesta página web estão disponíveis:
- Recursos pedagógicos e didáticos adaptados à diversidade cultural e linguística;
- Exemplos de boas práticas de inclusão em contexto escolar;
- Informação atualizada sobre políticas, legislação e apoios;
- Materiais multilingues e ferramentas de mediação intercultural;
- Testemunhos reais de alunos, professores e comunidades educativas.
Acreditamos que a diversidade enriquece, e que a escola deve ser um espaço onde todos os alunos se sintam reconhecidos, valorizados e capazes de aprender e crescer. Esta página é um convite à partilha, à reflexão e à ação.
Página web do projeto: https://tinyurl.com/alunosmigrantes
Link de acesso ao webinar: https://www.youtube.com/live/J2t41u0Oap0?si=VOtklFjoleIJx86u
PROJETO AROÍ
O Projeto AROÍ teve a sua génese no Agrupamento de Escolas de Coronado e Castro, Trofa, sendo da responsabilidade do professor António Monteiro, formador do CFAE maiatrofa. Atualmente conta com a colaboração de uma equipa alargada de professores de PLNM de vários Agrupamentos de Escolas.
No âmbito da disciplina de Português Língua Não Materna (PLNM), pretende-se capacitar qualquer aluno de origem estrangeira, e com alguns conhecimentos da língua inglesa ou outra, com conteúdos básicos e necessários da língua portuguesa e que contribuam, assim, para a sua inclusão na sociedade nacional.
Destaca-se aqui que a sua eficácia será maior se as famílias se implicarem no projeto, com vantagens para todos e não só para os alunos.
Os recursos do projeto são livres e poderão ser descarregados de acordo com as necessidades de cada escola/família.
Além da língua-ponte (Inglês) estão já a ser construídos recursos em outras línguas de acordo com as necessidades.
Página web do projeto: https://sites.google.com/view/projetoaroi/
HISTÓRIAS SEM FRONTEIRAS
Promovido pela Hirundo - Associação para o Pensamento Crítico, Cultura e Desenvolvimento, "Histórias sem Fronteiras" é um projeto-piloto que recorre ao storytelling e ao cinema de animação para fomentar a inclusão de jovens migrantes no contexto escolar e na sociedade. O projeto é apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação "la Caixa", através da iniciativa PARTIS & Art for Change, e conta com a parceria da Direção-Geral da Educação (DGE), da Câmara Municipal da Maia, da Cooperativa Cultural Cola, e do CFAE maiatrofa.
Inspirado no premiado projeto internacional da Hirundo, “Open Camp - a New Narrative from Children in Refugee Camps”, esta iniciativa dá voz às experiências da comunidade migrante do Agrupamento Escolar de Pedrouços, através da criação de curtas-metragens de animação que promovem a empatia e a compreensão intercultural.
Links para os filmes que foram realizados pelos alunos da Escola Básica e Secundária de Pedrouços:
The Dream Cake - https://youtu.be/s1HTTY-jz6I?si=O_XuYKQLiXE6SKv3
Sou Mulher, não Boneca - https://youtu.be/mnsp_Fcpe1Y?si=bnFIO4JjjG1CNqmV
Play - https://youtu.be/CkogQYCYuZM?si=F_uDbadNNz4KSrYQ
Rotina Matinal - https://youtu.be/PsqE7CWw7B8?si=fNI-8Xn5nvMORv4j
Se estiver interessado/a em que a sua escola integre o projeto "Histórias Sem Fronteiras" entre em contacto com o CFAE.
Página Web da Associação Hirundo: https://hirundo-ngo.org/
PROJETO SUPERTABi
O Projeto SUPERTABi tem como principal objetivo transformar as práticas pedagógicas dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, através do uso de modelos pedagógicos centrados no aluno e mediados por tecnologias móveis, potenciando os novos espaços de aprendizagem.
Consideramos sempre três dimensões fundamentais neste processo de transformação pedagógica: a Pedagogia, a Tecnologia e o Espaço – as três dimensões estão em igualdade de circunstância quando se leciona. Partimos do princípio que para qualquer tarefa de aprendizagem o professor tem um objetivo que deverá estar estreitamente ligado a algo de significativo para o aluno, mas que considere sempre a tecnologia que mais se apropria ao desenvolvimento dessa tarefa, bem como a definição e reorganização do espaço (layout, espaço físico ou virtual).
Sabemos hoje, que os alunos aprendem melhor quando controlam o seu processo de aprendizagem e também sabemos que não se ensina ao aluno o que um aluno pode aprender por si. O Projeto SUPERTABi é mais do que uma materialização de algo físico, é uma transformação profunda do que significa ser professor, ser aluno e ser escola nos dias de hoje… num tripé entre pedagogia, tecnologia e espaço, no qual a falta de um deles, deixa de funcionar.
Os resultados que tivemos e vamos tendo foram bastante satisfatórios, uma vez que os alunos que iniciaram este processo, nas duas escolas do estudo de caso intervencionadas melhoraram bastante os seus resultados escolares, mas, também, foi ao nível das soft skills.
Alunos mais autónomos, com pensamento crítico e argumentação sobre os mais diversos assuntos, com um maior poder de comunicação e aumento do número e variedade de vocabulário, criatividade na produção de conteúdos e alunos envolvidos nos processos de aprendizagem com alegria para aprender.
Este processo conta também com uma forte componente na formação de professores, uma vez que realizamos formação e monitorização constante aos 56 professores do Projeto, em diversas turmas de cada um dos 7 Agrupamentos de Escolas do Concelho da Maia.
Este é um projeto que nasce da vontade de cada um dos Agrupamentos de Escolas do Concelho da Maia em parceria com várias entidades constituintes da comunidade educativa maiata, nomeadamente, a Câmara Municipal da Maia, o Centro de Formação de Agrupamentos de Escolas maiatrofa, a FAPEMAIA (Federação de Associações de Pais e Encarregados de Educação) e a Universidade do Minho.
Importa referir que o Projeto pressupõe a utilização de um tablet com acesso à internet em contexto educativo, monitorizado pelo/a professor/a da turma em cooperação com o Coordenador Científico e Pedagógico do Projeto SUPERTABi Maia.
Saber mais em:
https://www.supertabi.com/
https://www.maiahoje.pt/grande-entrevista-maiahoje-marco-bento/
https://www.youtube.com/supertabi