ARQUIVO

Ref. 137T1 Arquivo

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-128335/24

Modalidade: Curso de formação - Colóquios; congressos; simpósios; jornadas ou iniciativas congéneres

Duração: 16.0 horas

Início: 25-10-2024

Fim: 26-10-2024

Regime: Presencial

Local: Maia

Formador

Ana Patrícia Tavares Neves Loureiro

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. De acordo com o artigo 15.º da Portaria n.º 192-A/2015, de 29 de junho, esta ação de formação releva para a progressão da carreira dos professores bibliotecários, incluindo-se na dimensão científica e pedagógica.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação de Associação de Escolas maiatrofa

Enquadramento

A 13.ª edição das Jornadas da Rede de Bibliotecas da Maia tem como principal propósito promover uma reflexão sobre interseções entre o cinema e a leitura, um caminho bidirecional que pode envolver a leitura literária e a leitura não literária. A articulação entre cinema e literatura ganha destaque na adaptação de obras literárias para o meio cinematográfico, através da reinterpretação de histórias e personagens no grande ecrã. Por outro lado, a literatura também é influenciada pelo cinema, em estilos, estruturas e temas. Nestas Jornadas, os participantes são desafiados a observar o modo como as narrativas cinematográficas e a magia das palavras escritas podem entrelaçar-se, inspirar e complementar-se, evocando o paralelismo entre o labirinto de ideias e conceitos que caracteriza a biblioteca de Jorge Luís Borges e os recantos mais recônditos da nossa alma visibilizados no Cinema Paraíso. Essa inspiração é servida em vários momentos, evidenciando práticas de divulgação do cinema, técnicas presentes no cinema de animação, reflexões pedagógicas sobre a relação entre cinema e leitura, iniciativas de promoção do cinema em contextos educativos/escolares e perspetivas sobre o papel da Inteligência Artificial na educação e na Sétima Arte.

Objetivos

1. Promover o intercâmbio entre investigadores e profissionais; 2. Melhorar o portefólio de competências dos profissionais da informação com um impacto esperado na alteração das práticas e do trabalho da biblioteca; 3. Partilhar conhecimentos entre profissionais da informação e colaboradores/parceiros envolvidos; 4. Refletir e avaliar o trabalho da biblioteca, perspetivando novas abordagens para a melhoria e qualidade dos serviços prestados; 5. Desenvolver competências na área das literacias, designadamente na literacia da informação, da leitura, mediática e literacia digital; 6. Elaborar instrumentos a aplicar nas práticas; 7. Criar redes de trabalho e comunidades de prática, envolvendo atores/parceiros a nível loca 8. Promover uma reflexão sobre interseções entre o cinema e a leitura

Conteúdos

O programa da ação desenvolve-se nos dias 25 e 26 de outubro, num total de 16 horas de formação. Painel 1 – PRÁTICAS DE DIVULGAÇÃO E EXIBIÇÃO DE CINEMA (2,5 horas) Sessão com enfoque nas atividades promovidas pelo PNC e pelo Cineclube da Maia, que visam a divulgação de cinema, com destaque para as práticas que envolvem o público escolar. Elsa Mendes (coordenadora nacional do PNC) André Prata (Cineclube da Maia, Presidente da AG) Painel 2 – DIÁLOGOS ENTRE CINEMA E LEITURA (2,5 horas) A dimensão pedagógica na relação entre texto e imagem. Maria Adriana Baptista (ESMAD) Regina Guimarães Ricardo Reis (ESE) Painel 3 – A ARTICULAÇÃO DO CINEMA COM O CURRÍCULO (2 horas) Apresentação de exemplos práticos de articulação do cinema com o currículo. Joana Canas Marques, programadora Batalha Centro de Cinema (Famílias/Cinema ao Redor/Escolas) Filosofia com Cinema para Crianças (Elsa Cerqueira, Esc Sec Amarante) EB D. Pedro IV (Mindelo, Vila do Conde, oficina de animação em desenho sobre papel, 3.º CEB) AE Gil Vicente (Urgezes, Guimarães, Ana Paula Oliveira / Ana Mafalda Fernandes, exploração dramática de uma curta- metragem, 2.º CEB) Painel 4 – DESAFIOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (2 horas) Visões sobre o impacto da IA na educação, no cinema e na sociedade em geral. Vítor Carvalho (IPCA) IA e Educação José Bragança de Miranda (FCSH) interação entre tecnologia, cultura e sociedade Sara Pereira (U. Minho) Estudos de Cinema e Média Painel 5 – CURTAS COM DUAS DE LETRA (2 horas) Exibição comentada de curtas-metragens de animação. Seleção por Regina Pessoa e Abi Feijó. Painel 6 – ENTRE O CINEMA E O CURRÍCULO (1,5 hora) Patrícia Guimarães (BAP) Painel 7 – WORKSHOP (3,5 horas) Animação ou Brinquedos óticos – Patrícia Guimarães (BAP)

Metodologias

O Seminário decorrerá em dois dias e pretende construir um espaço de encontro e reflexão entre os Professores Bibliotecários, professores colaboradores, entidades parceiras e diversos especialistas, com painéis temáticos abordando: - Leitura e literacias diversas - Diálogos entre cinema e leitura - Articulação do cinema com o currículo - Articulação Curricular, sucesso educativo e Bibliotecas

Avaliação

Os formandos são avaliados de acordo com as regras previstas no regulamento interno do cfae maiatrofa bem como a legislação vigente aplicável. Os formandos são informados no início da ação, que a para sua avaliação são tidos em conta os seguintes parâmetros/critérios: - participação nas sessões presenciais; - relatório/trabalho de reflexão individual. Forma de avaliação: A avaliação da ação será feita de acordo com a legislação vigente, nomeadamente o Despacho n.º 4595/2015, com os contributos de respostas dos formandos a um inquérito de satisfação e relatórios dos outros intervenientes no processo.

Bibliografia

Freitas, A. D., & Coutinho, K. D. (2013). Cinema e educação: o que pode o cinema?. Educação e Filosofia, 27(54), 477-501.García, Francisco García, Moreira, J. António, Alves, Pedro (2018) - Fusões no Cinema: Educação, Didática e Tecnologia. Santo Tirso, Whitebooks.Lopes, M. B., Moreira, A., & Rodrigues, J. A. (2023). Metacinema: reflexões de uma atividade de literacia para o cinema em escolas portuguesas. Revista Portuguesa De Investigação Educacional, (24), 1-26.Machado, C. J., & Silveira, R. M. C. F. (2020). Interfaces entre cinema, ciência e ensino: uma revisão sistemática de literatura. Pro-Posições, 31, e20170190.Silva, J. A. (2014). Cinema e educação: o uso de filmes na escola. Revista Intersaberes, 9(18), 361-373.

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 25-10-2024 (Sexta-feira) 08:30 - 13:30 5:00 Presencial
2 25-10-2024 (Sexta-feira) 14:30 - 18:30 4:00 Presencial
3 25-10-2024 (Sexta-feira) 21:00 - 23:00 2:00 Presencial
4 26-10-2024 (Sábado) 09:00 - 14:00 5:00 Presencial

Ref. 142T1 Arquivo

Registo de acreditação: CFAEmaiatrofa/ACD-21/2024

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 6.0 horas

Início: 11-09-2024

Fim: 11-09-2024

Regime: Presencial

Local: EBS Águas Santas

Formador

Carmen Beatriz Alves Tavares Madureira

Destinatários

Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;.

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação de Associação de Escolas maiatrofa

Conteúdos

Palestras: – Flora das Serras do Porto: Passado, Presente e Futuro – Rubim Almeida – A Química do veneno das serpentes – Pedro Fernandes – Reinventando o Ensino: Desafios e Soluções na Integração da Inteligência Artificial – Luís Paulo Reis Workshops: – Projetos de Ciências Experimentais – Cristina Dias, Isabel Allen e Luísa Santos – Linguagem Python – Helena Fonseca e Júlia Ferreira

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 11-09-2024 (Quarta-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
2 11-09-2024 (Quarta-feira) 15:00 - 17:00 2:00 Presencial

Ref. 141T1 Arquivo

Registo de acreditação: CFAEmaiatrofa/ACD-20/2024

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 3.0 horas

Início: 10-09-2024

Fim: 10-09-2024

Regime: Presencial

Local: EBS Águas Santas

Formador

Lídia de Jesus Pecegueiro Serra

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Exclusivo para formandos dos Agrupamentos associados ao CFAE

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial.

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação de Associação de Escolas maiatrofa

Objetivos

Explorar exemplos práticos de manuais digitais e interativos em diversas disciplinas. Adquirir competências para realizar pesquisas na Aula Digital, atendendo às temáticas pretendidas e de acordo com o perfil de cada aluno. Utilizar os manuais digitais para fomentar a interatividade e autonomia em sala de aula. Utilizar os manuais digitais para atender às necessidades específicas dos alunos. Contruir novos materiais de ensino-aprendizagem e avaliação a partir de recursos digitais da plataforma. Esclarecer as potencialidades do uso de recursos digitais para apoio no dia a dia do aluno.

Conteúdos

Apresentação e exploração das diferentes funcionalidades da plataforma digital: * Exploração dos manuais digitais e interativos das diferentes disciplinas. * Pesquisa e partilha de recursos digitais. * Atribuição de tarefas e elementos de avaliação aos alunos. * Estratégias de ensino/aprendizagem mais interativas e personalizadas. * Estratégias de promoção do sucesso e inclusão através do digital. * Criação de atividades que estimulem a participação ativa dos alunos, tornando-os autónomos e envolvidos no processo de aprendizagem. * Ferramentas de avaliação integradas nos manuais digitais.

Modelo

Apresentação e exploração das potencialidades dos manuais digitais adotados.

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 10-09-2024 (Terça-feira) 09:00 - 12:00 3:00 Presencial

Ref. 140T1 Arquivo

Registo de acreditação: CFAEmaiatrofa/ACD-19/2024

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 3.0 horas

Início: 09-09-2024

Fim: 09-09-2024

Regime: Presencial

Local: EBS Águas Santas

Formador

Lídia de Jesus Pecegueiro Serra

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Exclusivo para formandos dos Agrupamentos associados ao CFAE

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial.

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação de Associação de Escolas maiatrofa

Objetivos

Explorar exemplos práticos de manuais digitais e interativos em diversas disciplinas. Adquirir competências para realizar pesquisas na Aula Digital, atendendo às temáticas pretendidas e de acordo com o perfil de cada aluno. Utilizar os manuais digitais para fomentar a interatividade e autonomia em sala de aula. Utilizar os manuais digitais para atender às necessidades específicas dos alunos. Contruir novos materiais de ensino-aprendizagem e avaliação a partir de recursos digitais da plataforma. Esclarecer as potencialidades do uso de recursos digitais para apoio no dia a dia do aluno.

Conteúdos

Apresentação e exploração das diferentes funcionalidades da plataforma digital: * Exploração dos manuais digitais e interativos das diferentes disciplinas. * Pesquisa e partilha de recursos digitais. * Atribuição de tarefas e elementos de avaliação aos alunos. * Estratégias de ensino/aprendizagem mais interativas e personalizadas. * Estratégias de promoção do sucesso e inclusão através do digital. * Criação de atividades que estimulem a participação ativa dos alunos, tornando-os autónomos e envolvidos no processo de aprendizagem. * Ferramentas de avaliação integradas nos manuais digitais.

Metodologias

Apresentação e exploração das potencialidades dos manuais digitais adotados.

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 09-09-2024 (Segunda-feira) 09:00 - 12:00 3:00 Presencial